segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Perder

Saber perder.

O ser humano valoriza tanto.

Deve ser

porque é ato sobre-humano,

gesto inalcançável,

distante das nossas ambições.


Pois veja,

quantas certezas temos na vida?

Só uma. Apenas uma.

A de que vamos perdê-la.

Tudo muda. Mas perder, não.

Perder é ponto sem discussão. Sem negociação.


Dramático,

trágico destino do homem.

E como dele não se foge,

como admitir

tantas pequenas perdas vida afora?

Não basta uma, a maior de todas?


Não adianta,

não sabemos, não aceitamos,

dói demais, esse negócio de perder.

.
Perde-se o útero,

casa,

perde-se a infância,

mágica,

perde-se a juventude,

explosão.


Perdem-se os queridos,

ferida,

perde-se a saúde,

derrocada,

perdem-se os amores,

vácuo.


Perder.

Palavra sem sinônimo.

Absoluta.

Basta uma no vocabulário.

Para que ninguém corra o risco de perder

mais do que pode aguentar.


Perdas.

Às vezes nos tiram, nos tomam à força,

às vezes somos nós que as provocamos.


Não adianta,

não cai a ficha,

não admito, não engulo,

que ao me darem a vida,

presente divino,

me impuseram também uma única e cruel direção.


Tolice pensar,

que viver é ganhar.

Ganhar vida, chances, felicidade,

experiência, amores, oportunidade.

Morrer é perder.

Viver também é.

4 comentários:

valmir disse...

Eu não tenho atualizado o blog, mas li o seu post anterior e me vi tocado pela mensagem que vc colocou. E agora, nesse novo post, você expressou exatamente o que também penso. Viver é uma constante perda. Muito obrigado pelas palavras lá e cá, André, muito obrigado!

Unknown disse...

Olá! Seu blog será destaque no Programa Blog da Vez. Ouça ao vivo no www.elofm.com.br

Quando: sexta-feira,18/12.
Horário: 8:00, 14:00 e 22:00

Alexandre Lana Lins
Apresentador e produtor do Blog da Vez
Rádio Elo FM

Unknown disse...

Olá, Adorei sou leitora do blog, acho muito bom o que escreve, nunca comento, mas esse seu post como o Valmir disse me tocou, pois é o mesmo q penso. obrigada

André B. disse...

Oi Sandra,

muito obrigado pelo elogio.

O Blog, na verdade, anda meio paradão.

vou tentar voltar a escrever com mais frequencia.

eu é que agradeço pelo carinho

bjs