quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ginástica matinal

Parabéns. O Rio de Janeiro será sede das Olimpíadas de 2016.

Eu já posso me inscrever em uma das modalidades:

Heptatlo matinal contra o relógio.

Consiste em conseguir sair do carro e caminhar até a porta de entrada do trabalho carregando, sem deixar cair, todos os pertences (cerca de 7).

Aí vai a lista dos itens que, dia após dia, preciso levar comigo (entre objetos e alimentos do desjejum):

- Chaveiro com chave do carro
- Telefone celular
- Rádio Nextel
- Carteira de dinheiro
- Jornal O Globo
- Toddynho
- Casca de banana (devorada no carro)
- Mochila

Dificulta, e muito, o fato de cada objeto ter um destino diferente.

A casca de banana vai para a lata de lixo mais próxima.
As chaves vão pra dentro da mochila.
Celular, Nextel e carteira vão para o bolso da calça.
Toddynho vai na mão mesmo.
Jornal O Globo vai na mão (e ainda há a atração irresistível de já ir lendo alguma manchete no caminho).
Mochila vai nas costas, mas precisa ser acessada durante o percurso, pois o crachá está dentro dela.
Adicione, por favor, um ingrediente importantíssimo: a pressa!
Como controlar tantos objetos?

O certo seria parar um pouco, encostar a mochila no carro e resolver, pacientemente, todo o jogo de encaixe, tira e bota.

Mas não esqueçamos que é uma prova olímpica. Velocidade é uma virtude (e a falta de paciência a maior das responsáveis pela bagunça).

E quem disse que, sempre atrasado, me permito 30 segundos para organizar os objetos e seguir viagem mais tranquilo?

Manhã após manhã, quem passa pelo Jardim Botânico pode ver a cena de um cidadão mal-humorado caminhando com dificuldade, equilibrando objetos de diferentes formatos e texturas entre os dedos, se esforçando para não deixar nada escapar.

Não há nada mais irritante do que um celular se espatifando no chão às 7h da manhã, exatamente quando você está impossibilitado de usar seus reflexos para um resgate em pleno ar, com as mãos ocupadas demais para desfilar os instintos ninja.

O primeiro obstáculo da gincana é sair do carro todo carregado e conseguir bater a porta.

Por razões óbvias, o glúteo e o movimento de cintura são responsáveis por realizar esta tarefa.

O desafio seguinte é apertar o botãozinho do alarme, no chaveiro, para trancar o carro.
Acredite, amigo, há certos momentos na vida em que nada é mais difícil do que fazer o polegar acertar um alvo.

O que segue, agora, é o relato do que ocorreu hoje de manhã:

Abri o zíper da mochila para colocar o chaveiro.

Na hora de acionar o alarme do carro, deixei cair a casca de banana.
Abaixei para pegá-la. No que agachei, um lápis escapoliu zíper afora.

Peguei a casca, o lápis e consegui deixar o chaveiro dentro da mochila.

Me distanciei uns vinte metros do carro e... putz! Ainda estou de óculos escuros!

Botá-lo na mochila, sem a devida proteção, arranharia a lente.

Voltei pro carro.

No caminho, um colega de trabalho passou por mim:

- Esqueceu tudo, é? Hihihihi...

Uma risada eqüina que nada contribuiu para meu bom humor.

Tudo outra vez.

Abri a mochila, peguei o chaveiro, destranquei o carro.

Óculos na caixinha, caixinha dentro do carro, porta fechada de novo.

Pude seguir meu destino.

Celular, Nextel e carteira nas mãos.

Em movimento, acertar o bolso da própria calça é uma tarefa para a qual ainda não tenho o devido treinamento.

Cheguei na catraca.

Semblante desanimado. Eu tinha esquecido. É hora de dar um jeito de pegar o crachá...
---

Por enquanto, sou um mero cidadão atolado. A vontade que tenho é de zunir todos os objetos longe.
.
Até 2016, prometo. Estarei tinindo, buscando medalhas para o Brasil.

4 comentários:

Maria Clara disse...

amor, prometo que nunca mais vou te chamar de enrolado, tá?

Agora percebi que a culpa nao é sua, mas do chaveiro com chave do carro, telefone celular, Nextel, carteira de dinheiro, O Globo, Toddynho, casca de banana e mochila.

Daqui a pouco vc vai ter que precisar de uma bolsa, que nem do Cristiano Ronaldo...
rs
bjss

valmir disse...

Brother, no meu caso, eu ainda tenho que me desdobrar (ou encolher?) para mostrar que sei fazer manobra e estacionar o carro em espaços que geralmente não caberiam uma moto. É a cidade cada vez mais apertada para seus moradores.
abração

papis disse...

Andre,

Sugestões:

1) Saia 10 minutos mais cedo.
2) Deixe a mochila com a sua irmã.

Papis

hbo disse...

Voltei! Depois de longo afastamento, mas voltei aos inteligentes e divertidos posts.
Quanto ao corre-corre do dia, o que dizer?? Só posso concordar com o teu pai, organize-se e saia mais cedo, mas por outro lado, como poderíamos ter um post tão divertido se tudo corresse sem emoção, néc. bj