sexta-feira, 1 de maio de 2009

Burocracia 1 - IR

IR para IRritante!
Abril sempre chega com este brinde que ninguém quer levar pra casa: é o mês de declarar o Imposto de Renda.

Como até assistir ao Globo Repórter falando de floresta amazônica é mais divertido, o cidadão comum tende a empurrar a declaração para os últimos dias possíveis. Digamos que não é muito excitante, além de ser mais uma dessas obrigações do governo.

Em geral, o governo obriga muitas coisas, mas não dá exemplo. É assim também com nossos impostos. Nos cobram muito, mas nós não podemos cobrar nada.

Só pensamos na declaração do IR uma vez por ano. Logo, é comum que o cidadão não se lembre exatamente dos procedimentos. Aconteceu comigo.

Tudo o que eu sabia era que eu queria fazer DECLARAÇÃO DE IR!! E SIMPLIFICADA!!!

Por que será que o programa que devemos "download" chama-se AJUSTE ANUAL E FINAL DO ESPÓLIO??

Cara, passei minutos de angústia até tirar a dúvida de que eu estava preenchendo o programa correto. Onde está escrito que eu tenho que adivinhar essas coisas?

Ah, claro. Por algum desses mistérios, comecei a preencher COMPLETA! Mas eu queria desde o início a SIMPLIFICADA!!! Cadê a opção de mudar??? Não existe!!!

Óbvio que, no fim, pela COMPLETA, eu ainda devia imposto. Tinha de pagar uma bolada! Pela SIMPLIFICADA, eu sabia que teria direito a restituição.

E cadê que eu conseguia passar pra SIMPLIFICADA??

Sabe como que eu consegui? Só após instantes de puro nervosismo e raiva, salvei a declaração preenchida e o próprio programa me alertou:

AVALIAMOS QUE A DECLARAÇÃO IDEAL PARA VOCÊ É A SIMPLIFICADA. DESEJA ALTERAR?

Uh, lógico!!! Era o que eu estava tentando fazer nos últimos 40 minutos!!!!

E pra arrematar: É necessário aquele raio daquele numerozinho para conseguir enviar a declaração! O número do recibo do envio do ano passado! Existe maior burocracia que isso?

Claro, meus dados cadastrais completos não são suficientes para mostrar quem eu sou! É necessário esse numerozinho. Sabe a última vez que eu tive que pensar nele?

1 ano atrás, quando eu estava fazendo minha declaração de 2008.

Onde meti o raio deste número???

Acho que o espírito da coisa é tipo uma gincana!!

- Povo brasileiro, aqui quem fala é o presidente! É o seguinte! Vou destribuir um numerozinho pra vocês, tá? Calma, todo mundo vai ganhar o seu! Não precisa se afobar! A tarefa é guardar esse numerozinho e usá-lo daqui a 365 dias! Tudo bem? Êêeeeee!!! Gostaram da brincadeira, né?!!!

Ou seja, o cidadão tem direito de ir e vir, direito de se expressar, mas não tem o direito de ser bagunçado, desorganizado!

Eu sou, e aí? Deve ser crime! Não lembro onde enfiei o raio deste número!! Não basta dizer meu CPF, RG, CEP E outras siglas?

Não sou sonegador de impostos. Pago-os religiosamente!!! Mas sou bagunçado!! Isso mesmo, confessei. Pronto, falei!

Pensando melhor, está na hora de fazer uma Ode à burocracia!

Decidi tatuar no braço, todo ano, o raio da senha do imposto de renda!! Vou começar amanhã. Bem perto do punho!

Número e ano: 3948488384 - 2009

Daqui a 15 anos, estarei com a parte superior do corpo coberta de algarismos!

Quando me perguntarem, direi: "Isto aqui? É porque nós somos proibidos de esquecer essa droga!!!"

----

Epílogo: depois de muito espernear e cuspir marimbondos, mandei minha declaração no último dia do prazo, 30/4, preenchida corretamente. Não tirou pedaço.

Um comentário:

mmy disse...

curioso: não houve comentário sobre a sua falação. então comento eu: o leãozinho tá uma gracinha. vc que fez,né?