quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

1 mensagem nova


Não, mandar uma mensagem cruzando o espaço não é o mais impressionante que seu celular pode fazer.

Legal mesmo é mandar uma mensagem através do tempo!
------------------------------------------------------------

O que diriam nossos bisavós, que usavam o telégrafo tec-tec-tec para mandar mensagens para alguém distante?

Agora, esta máquina que cabe no bolso pode fazer sua comunicação atravessar continentes e chegar ao celular de uma pessoa distante.

Que loucura. Uma máquina desconectada do mundo! Sem fios, do tamanho da palma de mão.

Capaz de arremessar palavras.
Palavras ao vento.
Mesmo com vento
as palavras chegam ao destinatário.

Mas outro dia, pensei: isso não é o mais incrível.

De posse do celular, podemos também lançar mensagens que furam o tempo; não apenas o espaço.

As mesmas frases que cruzam, invisíveis, os céus até chegar a outro aparelho podem, invisíveis, sumir agora e só aparecer no futuro. Só aparecer quando devem surgir.

Como fazer isso? Com um celular???

Simples. Eu faço o tempo inteiro.

E o melhor. O destino dessas mensagens, guardadas em cápsulas, dias a fio, não é os outros.

É você mesmo.
--------------------

Eu ando muito esquecido. Preciso lembrar dos meus compromissos. O que eu faço?

Digito na agenda do meu celular.
-Com alarme? Ele pergunta
- Sim; eu respondo.

Faço isso hoje e, daqui a uma semana, meu bolso vibra. Vibra e, aos poucos, começa a emitir um sinal sonoro. Se não for atendido prontamente, o barulho vai ficando mais alto e mais alto.

Pronto. Meu celular recebe minha própria mensagem, dias depois:

Médico hoje às 15h30.

E faz questão de se comportar como um torpedo de outra pessoa. Vibrando e soando.
Acho que a portátil maquininha faz isso de propósito. Para me fazer pensar.

E conseguiu.

Pensei. E me surpreendi.

Imaginei. E se eu desafiasse a lógica consumista e não jogasse fora meu celular nos próximos anos? E se eu prometesse ficar com o mesmo aparelho por meia-década?

Escreveria, hoje, um torpedo para mim mesmo.

Dia: 23 de janeiro de 2014.
Com alarme? Sim
Que horas? (Não importa) 16h40.

Mensagem: Um Alôzão do passado! E aí? O que você andou fazendo nesse tempo todo?

Daqui a 5 anos, me surpreenderia com meu bolso vibrando.
Atolado, me apressaria para não deixá-lo fazer barulho demais.
Olharia a telinha. E perceberia aquele texto tão íntimo, enviado por alguém já há tanto tempo perdido no passado.

Ah!; eu exclamaria. E me poria a pensar em tudo que conquistei e em tudo que perdi naquele tempo que me separava de mim mesmo.

E para causar tamanho impacto, basta um aparelhinho de não mais que 10 cm. Uma tomadinha para recarregá-lo de vez em quando. E pagar a conta em dia.

8 comentários:

Ƭ. disse...

e pensar que tudo isto é tão, mas tão novo
:)

Lulu disse...

meu celular tem quase meia década... (4 anos e contando!) :)

Fernando Burgés disse...

Caraca, adorei a idéia da mensagem escrita hoje, para ser recebida por você mesmo daqui uns anos!
Vou fazer isso!
(ok, a chance do meu celular pifar antes disso é grande, afinal ele já não é tão moderno assim...)

Anônimo disse...

Dá um roteiro de filme... Meio amnésia, evidentemente não-linear, caótico...

O que você se perguntaria? Se perguntaria? Não, outra pessoa é que vai responder a sua mensagem, Michael J Fox! Por mais que ela seja pra você mesmo.

Perco o amigo (não é pra tanto), mas não perco a piada:
- Deus, ó Deus, o Vascão ainda tem time de futebol profissional?

André B. disse...

Eu me perguntaria assim, Marquinhos:

"Deus, será que o Vascão já aprendeu com o Flamengo a contratar uns bandeirinhas pra ajudar contra os times pequenos?"

Anônimo disse...

Obviamente, seu celular não dura nem mais 6 meses.

André B. disse...

Quem é AFO???

conheço UFO (undentified flying objects), o mesmo que OVNI em português.

Mas AFO??? O que é isso?

Eveline disse...

òtima idéia!!!!

mas será que aguento ficar mais 4 anos com meu aparelhinho.... ? ó dúvida cruel....