segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Parem as máquinas!

Polígrafo: Instrumento que registra atividades fisiológicas involuntárias, como a pressão arterial, o ritmo respiratório, a pulsação, etc. , usado principalmente como detector de mentiras.

Fui consultar o dicionário para me certificar de que eu não estava louco. Pelo que sempre soube, graças aos filmes de Hollywood, polígrafo serve para descobrir se alguém está mentindo ou falando a verdade.

Claro, existem aqueles bonzões, no cinema, que sabem 'driblar' a máquina. Isso sempre rende comentários dos coadjuvantes:

-Nossa, ele é feito de gelo. Nunca vamos conseguir quebrá-lo.
-Ele foi treinado pelo (Agência federal à escolha) e já serviu no (país com histórico de guerras conta o qual os EUA têm preconceito à escolha). Ele é o melhor!

Enfim, polígrafos sempre rendem essas cenas-clichê.

Como não trabalho para a polícia e não sou um terrorista internacional, nunca vi de perto um detector de mentiras. Mas, heróis do cinema à parte, achei que essas máquinas fossem incontestáveis na hora de decifrar o discurso de alguém.

Eis que me deparo com a televisão no canal 4, horário nobre, assistindo à casa mais vigiada do Brasil.

Participante no confessionário. Ele tem um medidor de batimentos cardíacos para aferir sua emoção. E está ligado ao tal polígrafo.

Começam as perguntas:

- Norberto, do que você se arrepende desde que entrou na casa, há duas semanas?

- Bem, Bial. Não me arrependo de nada. Entrei aqui querendo ser eu mesmo e acho que estou conseguindo ser eu mesmo, e o importante é ser você mesmo. Sei que aqui é um jogo, mas eu estou sendo eu mesmo e vou continuar sendo eu mesmo.

Durante o curso da edificante resposta, o tal detector de mentiras ia avaliando as palavras do 'Brother'. A legenda dizia o seguinte:

Calibrando... / VERDADE!/ MENTIRA!/ VERDADE!/ IMPRECISÃO!/ calibrando.../ VERDADE!

Me pergunto... como pode, na mesma resposta vazia, desprovida de significado e até de ingredientes polêmicos, o cara estar falando verdade, mentira, verdade e verdade?

É um vexame para o programa ter a geringonça ligada. Não esclarece nada, só confunde e desvia a atenção das respostas, cheias de conteúdo.

Sem contar o tempo que leva entre a palavra ser avaliada e o diagnóstico aparecer na tela. Vamos supor que o participante comece mentindo. Na hora que ele estiver dizendo a verdade, vai aparecer escrito grandão MENTIRA!

E o mico de a legenda dizer "calibrando..." ??

Para mim, esse 'calibrando' é o mesmo que dizer "Nosso polígrafo é um lixo! A produção nem consegue aprontar a máquina para que funcione durante o programa inteiro"

Mas King Kong maior foi quando apareceu: "Calibrando....", "A calibragem falhou".

Será que os bastidores não estão vindo à tona demais? Melhor parar às máquinas!

Se não desistirem do recurso pelos vexames, façam por um motivo mais nobre:

Respeitem a reputação dos detectores de mentiras! Nos deixem acreditar que só os James Bonds e os Jack Bauers conseguem derrotar sua eficiência.

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho engraçado BBB que diz que merece ganhar porque está sendo "ele mesmo". Querido, quem disse que o "você mesmo" merece ganhar? quem te disse que vc é uma pessoa legal?

haha

bjs

Ƭ. disse...

olá.

pela primeira vez assisti ao BBB ontem à noite.

por não acompanhar, fiquei tipo peixe fora d'água.

mas não posso deixar de comentar:
-páprica é uma questão ser ser experiente?

nossa!

qta falta de assunto!

só não entendi uma coisa, é só sentar... e já começa a calibrar?
??

:)

Anônimo disse...

bem feito! quem mandou ficar vendo essa bobagem?

Fernando Burgés disse...

Dezão, minha modesta opinião é a de que esse polígrafo é apenas a ponta de um iceberg da maior imbecilidade já produzida pela televisão.
Trancafiar um número "x" de beócios dentro de uma casa, filmando-os para que mais beócios assistam é sem dúvida, um método excelente de reprodução de mentecaptos.

A matemática da ignorãncia é simples: x pessoas mentalmente incapazes (os participantes ) multiplicadas por y pessoas intelecto-deficientes ( os telespectadores) igual à propagação de ignorantes em progressão geométrica!!!

Minha proposta: implosão da Casa, com todos os membros dentro.
( e o Bial junto!)

o polígrafo perto disso é o de menos!

Fernando Burgés disse...

ok, ok, apenas desabafo porque todo mundo que eu conheço gosta e eu odeio!

Rach disse...

touro, todo mundo que você conhece gosta?

prazer em conhecer. eu sou sua prima e odeio.

dé, o polígrafo do bbb é mentiroso. mas pode um detector de mentiras mentir?

Fernando Burgés disse...

ó, ó, ó...