quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Valeu, Fernando Caruso

Vocês curtem "Stand-up comedy"?

Ao pé da letra, 'Comédia em pé'.

Aquele estilo de humor americano em que o cara fica em pé, com um microfone sustentado por um pedestal, fazendo observações engraçadas e inteligentes sobre o dia-a-dia. Contar piada não vale!

Cada comediante deve ter texto próprio e inteligência própria também. Obviamente, ser engraçado ajuda muito. Parece um blog-falado de humor. Um lugar para expor as percepções e dividí-las com os outros. Quanto mais o público se identifica com o que está sendo dito, mais retumbantes são as gargalhadas. Palavrões estão liberados.

Nos EUA, Seinfeld, Eddie Murphy e Chris Rock são alguns dos expoentes desse tipo de comédia.

No Brasil, há alguns que fazem o estilo muito bem. Já fui assistir a alguns espetáculos no teatro.

Na minha opinião, o mais engraçado é o Fernando Caruso.

O bom texto de stand-up faz abrir uma gavetinha da sua percepção que diz "Caramba, eu já tinha visto isso, mas nunca tinha pensado nisso desta forma!"

Por exemplo, o Caruso uma vez falou sobre 'flanelinhas' nas ruas que pulam na frente do seu carro e, gesticulando, ficam te apontando a vaga! "Aqui, aqui, ei ei ei!"

Caruso disse assim, "Eu tô indo pra casa e um cara surge no meio do caminho insistindo para eu entrar numa vaga! Porra, eu só tô de passagem! O que ele quer que eu faça? Será que ele imagina que eu vou ligar pra casa e dizer; 'Amor, olha, eu tava indo pra casa mas é que eu vi uma vaga foda! Foda! vou ter que estacionar aqui, não posso perder!"

---

Não sei se isso tem ALGUMA graça quando escrito, e não falado.
Perdoem-me, esta é a primeira vez que estou fazendo copy + paste da graça alheia.

Eu dou muita risada quando lembro dele falando essas coisas.

Procurem por ele no youtube. Vale a pena.

7 comentários:

Anônimo disse...

Ou a última que soube. Que não tem como dizer que você foi a Paris sem soar esnobe.

- Ei, fez o que nas férias?
- Viajei.
- Para onde?
- Para fora...(já sem graça)
- Mas para fora onde?
- Europa...
- Que cidade?
- Paris (você fala baixo, disfarçando).
- ihhhhhh pariiiiiiiiiiiissss....o cara foi para pariiiiissss...

hahahaahhaha o cara é um gênio!!!!
PQP...

Bjs

Anônimo disse...

tb amei.
:)

Anônimo disse...

tb amei :)

apertei errado :P

Anônimo disse...

Cara, stand up comedy são sensacionais. Textos leves, rápido, humor cortante, ágil, de improviso, cotidianos. Gosto muito. Meu primo tem um grupo que se apresenta no salloon, em botafogo, de tempos em tempos. O do Caruso ainda não vi. Mas o do Gentili, do CQC, às sextas, no teatro Leblon recomendo também. É show. Cara tirada sensacional. E sabemos quem é bom quando saímos com essa sensação que vc teve. “É tão obvio, que não pensei nisso antes”. abraço

Anônimo disse...

Concordo com o comentário de MClara, aí de cima (ou foi do Caruso?). Não tem dizer que foi a Paris, sem ser esnobe. Muito bom isso. hahahaha

André B. disse...

Aí, voce tem que ir no stand up do Caruso.

Cara, eu já vi todos esses brasileiros, muito bons, mas ele é o mais engraçado.

vale a pena!
abracao

Anônimo disse...

Oi Valmir!
É do Caruso...hahah ele é ótimo