domingo, 11 de janeiro de 2009

Se receber, não pule!

Inbox(1)

De: fulanoamigoseu@hotmail.com
para: (undisclosed recipients)
Assunto: Corrente Mundial
Anexo: tabela_de_fusos_horários.doc

Amigos,

Mando este email para fazer uma convocação geral! É bem simples!
Na semana que vem, dia 20/01, vamos fazer o Dia Mundial do Pulo!
Todas as pessoas da Terra vão pular juntas, num só momento, no mesmo horário!
Será que dá pra mover o planeta? Vamos descobrir!
Mande esta mensagem para todas as pessoas que você conhece, e peça a eles que façam o mesmo!
Este correio já está girando os continentes, em vários idiomas. Em anexo, há uma tabela com os horários ao redor do mundo. Como o Brasil é um país chinfrim, de terceiro mundo, faremos a ousada ação às três da manhã.
Mas não tem problema. O importante é participar!
Conto com você!
-----

Antes que alguém fique preocupado, o texto acima é totalmente fictício.
Fictício, mas baseado em fatos reais.
Alguém já recebeu esse email? Ele andou rodando por aí.

Fico perplexo, muito perplexo, com essas correntes.
Ok, vamos dar um desconto para aquelas que visam a arrecadar dinheiro para tratar de alguém doente, ou encontrar um parente desaparecido. Admito que as pessoas tentem de tudo na hora da dor.

Mas correntes de email para fins bizarros me intrigam muito. Será que as pessoas que repassam as mensagens realmente acreditam no que está sendo dito?

"Encaminhe este email para 5 pessoas em 3 dias senão o seu desejo vai acontecer ao contrário!"


Nossa, muy amiga a pessoa que me mandou a corrente! Se esqueço de espalhar a galhofa, então estarei amaldiçoado para o resto da vida! É isso que a remetente pretende?

"Se você mandar esta mensagem para 6 conhecidos, ao fim de um mês, você ganhará 10 mil reais! É sério! A Microsoft vai premiar as pessoas que participarem desta corrente e bla bla bla..."

Fico com cara de bobo de ver como alguns acreditam nisso.

Agora, voltando à nossa historinha inicial. Esdrúxula. Todos os habitantes da Terra saltando no mesmo segundo!

A primeira imagem que me vem à mente é um bobão olhando o relógio e esperando o ponteiro chegar ao topo para caprichar no pulo! Aposto dinheiro que tem gente que faz isso. Será que ele realmente pensa que, no resto do mundo inteiro, todos estão dentro de suas casas, de olho na hora, ansiosos para chegar o grande momento?

Agora, imaginemos a hipótese mais impossível:

Que os 6 bilhões de habitantes do mundo pulassem no mesmo instante! (Dando, neste gesto banal, o exemplo de união e entendimento tão necessário para solucionar guerras e conflitos).

Que possível resultado benéfico o ato traria para a humanidade?

Imaginemos o pior cenário: o mundo inteiro pula e a Terra sai do eixo, rodopiando sem rumo, em direção ao Sol.

A temperatura global esquentando dia após dia, os meios de comunicação noticiando a emergência, pânico total, Pólos Norte e Sul derretendo, maremotos. E a Terra girando, rumo ao Apocalipse.

Seria a extinção coletiva mais merecida da história do universo!


E tudo por causa da idéia de um jeca, que resolveu iniciar uma despretensiosa corrente de emails.

Sem mais, alerto: Se pintar este email na sua caixa de entrada, não pule!

9 comentários:

Anônimo disse...

Ah, que pena. Fiquei toda empolagada no começo do post. Seria muito legal se dia 20 todo mundo pulasse ao mesmo tempo.Eu ia adorar. Sério mesmo.
:)

Anônimo disse...

antes imaginar uma tolice dessas para "mobilizar" todas as pessoas do planeta ao mesmo tempo do que a realidade- que mobilizou, se não todas, muitíssimas,de um 11 de setembro ...eu me lembro que cheguei a sentir que aquele era o apocalipse now....

Anônimo disse...

Confesso que já pensei nos efeitos de uma ação como essa... Mas imagino que seja relativamente fácil calcular algo assim. Será que o Dandani não nos ajuda? Vejamos: uma média de peso de 80kg por pessoa, vezes sete bilhões, caindo de uns 20cm de altura a uma aceleração de 9,8 m/s. será que é o suficiente pra tirar a Terra da órbita? E se todos os passageiros de um avião pulassem ao mesmo tempo?

Anônimo disse...

Essa é muito boa! Se todo mundo morresse, com certeza, seria a extinção coletiva mais merecida do universo, hahaha.

Não duvidaria nada, se a gente levar em conta as brilhantes ideias que as pessoas tem. Li uma vez que existe um prêmio (Darwin Awards) para condecorar as mortes mais estúpidas do mundo. Hahaha.

Por exemplo, o terrorista iraquiano que enviou uma carta-bomba, mas não colocou selo suficiente. A carta voltou para o destinatário. E ele abriu.

Ou a mulher que colocou sabão de máquina de lavar louça no lugar do fluido de freio que tinha acabado (não é que o carro nao parou????)

Ano passado quem ganhou foi o padre que resolveu voar com os balões. É sério, não é zoação!

Beijos

P.s: quando li o post, pensei: com certeza o Dandani vai comentar algo! Cadê ele??

Daniel Karrer disse...

Bom cara, Dado aos pedidos populares:
A prova empírica é para pessoas despreparadas, que não conseguem chegar a conclusões se utilizando de raciocínio lógico.Este problema pode ser resolvido com uma frase apenas: a Terra é redonda! Se todo mundo fizer isso, a resultante de forças será de aproximadamente zero! É óbvio que não vai acontecer nada. é literalmente como a figura que ilustra o post: se cada braço puxar para o seu lado com a mesma força, o todo não se move.
Mas cara, relaxa. Essas correntes de e-mail provam uma tese muito moderna: a idicotice se espalha, de forma mais ou menos homeogênea em toda a sociedade. Vai por mim. Mas pensa bem também: se não houvesse nenhum idiota, não seria legal ser esperto. e tenho dito.

Anônimo disse...

Mais ou menos...

já ouvi boatos de que o plano maquiavélico é toda a população mundial se concentrar no mesmo espaço geográfico e aí sim, realizar a façanha!

Anônimo disse...

Cara, essas discussões são ótimas.
Eu estou me divertindo muito.

Anônimo disse...

acho que errei o tom de meu comentário. eu querendo falar a sério e todo mundo zoando...

André B. disse...

Mãe...
Aqui é um espaço demográfico democrático!

Você pode falar sério e todo mundo zoar!! Ou o contrário!!

Sem censura!!!

beijão