segunda-feira, 27 de abril de 2009

Comerciais

Não é engraçado?

Quando vemos TV, os intervalos comerciais são a maior chatice.

No entanto, aqueles programas sobre anúncios interessantes são muito divertidos.

Concluo o seguinte: A qualidade nos atrai.

Podemos pinçar bons comerciais na programação. Mas a maioria é boba, óbvia, desgastada.

Um que está passando muito ultimamente é o do cara apaixonado por balinhas azuis. Ele passa os primeiros 15 segundos comendo as tais balinhas em diferentes situações. De repente, acorda com o rosto todo azul. Dá um grito e vai para o hospital.

Pensando bem, é bem idiota. Mas eu dou risada quando vejo.

Achei uma boa sacada, mas nem lembro direito de que é a propaganda.
.
(Que ironia: alguns comerciais são tão bons que não esquecemos deles! Mas... que produtos eles anunciam mesmo?)

Há, contudo, as idéias horríveis, as brincadeiras de mau-gosto, as tiradas sem-graça.

Na verdade, comecei este post exatamente para resmungar de dois anúncios que estão indo ao ar.

Um deles prima pela falta de sensibilidade.

O outro tenta vender um produto dificílimo de fazer marketing. Chega a ser até engraçado.
--------------
SKY.

Alguém já viu o último comercial dessa empresa de TV por assinatura?

É mais ou menos o seguinte: um cara com o controle remoto na mão. Uma voz do além fica dizendo pra ele que ele pode tudo! Pode ver o jogo do time dele ao vivo, mas pode pausar, se quiser, para ir ao banheiro. Se tiver a fim, ele pode voltar o jogo para um lance anterior. Tudo ao alcance dos dedos.

E a voz insiste, botando pilha: - Sim, você pode tudo! Pode qualquer coisa! Pode até voar! Voa, amigo, voa!!

A cena final é o cara se jogando pela janela. E a voz, envergonhada, dando a entender que o cara exagerou.

Péssima piada. De péssimo gosto.
Quem será que achou engraçado brincar com coisa séria?

Quantas crianças já saltaram de andares altíssimos, influenciadas pelo super-homem? Quantas pessoas com problemas psiquiátricos, de fato, ouvem vozes que as persuadem a fazer coisas?

Em uma tacada só, 30 segundos tripudiaram de esquizofrênicos e podem ter instigado crianças a fazer besteira.

Admito, eu tenho uma tendência a ser politicamente correto demais.

Mas acho que, quando lidamos com os canhões dos meios de comunicação (como a televisão), todo cuidado é pouco.

A mensagem passada aos clientes é: - Se assinarem a SKY, não esqueçam de colocar redes nas janelas.
----


O outro comercial é constrangedor.

É engraçado ver os personagens, na televisão, tentando vender um produto sem falar, objetivamente, a maior qualidade dele: Aliviar a prisão de ventre!

Me dá aflição assistir àquela mãe, aquele pai, aquela vovó que consome o iogurte 'Activia' dando voltas e voltas para tentar explicar como o alimento melhorou o trânsito intestinal deles.

-Você está incomodado? Está de mau-humor? Ah, eu também era assim. Aceitei o desafio Activia, e agora vivo muito mais feliz!

- Er, bem... (pergunto eu) Mas você estava de mau-humor por que? E quais são os resultados práticos do Desafio Activia? O que aconteceu com você?

Neste diálogo imaginário, vejo os personagens do comercial envergonhados.. e respondendo:

- Ué, eu estava de mau-humor porque... porque eu... eu não estava muito bem de... de estômago. Enfim! Mas o que importa é que agora estou mais feliz!

Em outras palavras, é um tabu imenso tratar objetivamente do assunto em questão. Não pega bem falar de escatologias na televisão. Não seria nem um pouco popular.

Por isso, os caras preferem fazer um comercial todo colorido, alto astral, pra cima! Um "cerca-lourenço" danado pra fugir do assunto!

Fazer propaganda é a difícil tarefa de criar ilusões.

Às vezes para o mal, como quando Hitler fazia lavagem cerebral no povo alemão.

Às vezes infeliz, como no sujeito que se joga pela janela tomado pela sensação onipotente de um controle remoto.

Às vezes patético, como as pessoas sorridentes tentando fazer o telespectador entender, nas entrelinhas, do que se trata o desafio Activia.

De todo modo, é um artifício poderoso.
Mesmo com bom humor, bom senso é fundamental.

5 comentários:

Bibi disse...

E a corega?
Talvez a gente também se irrite pelo número de vezes a que somos expostos a tanta porcaria. Até o que é bom, quando demais, irrita.

Zelma Rabello disse...

Vi um anúncio (não foi na televisão, mas foi num jornal) que em letras garrafais anunciava o preço de um ... rastreador de pardais!... E que dizia: muito mais barato que uma só multa por excesso de velocidade!
Então é assim?... O cara rastreia o pardal, faz a velocidade permitida quando chega perto dele e depois... sai atropelando, causando acidentes porque não vai ser multado?... Já passou do pardal pode?...
Não é uma apologia ao desrespeito da lei?... Pode uma coisa dessas?...

Remi disse...

Os comerciais da Activia sempre me irritaram profundamente, exatamente por essa maldita falta de objetividade!

Maria Clara disse...

eu sempre amei comercial. o que mais me marcou foi aquele de natal "um natal, um feliz natal, muito amor e paz para você...." e o menininho chega correndo..."para você..."..AMO...ironicamente nao sei qual a marca...

Adoro um do visa eletron, que tem uma fila no caixa e entra a feiticeira, toda gostosona, com um short do tamanho de uma calcinha, um saltao e top e quer comprar uma coisa baratinha, tipo 2 reais..

na hora de pagar, ela nao acha dinheiro. A caixa diz q ela pode pagar de visa eletron..e ela responde "ah, naaaao..tenho vergonha"...hahahhaha acho muito bom...

Zelma, gostei da dica, acho q vou comprar um...hehe, brincadeira...

beijao

valmir disse...

Adoro o 'Na hora do Intervalo', do Multishow. rs