sábado, 11 de abril de 2009

Vencedor da Enquete: Internet

Quem diria!

A viagem do homem ao espaço não recebeu um mísero voto do total de 22 da nossa enquete!

O planeta Terra é chamado de mãe, que abriga com carinho todos os seres vivos.

Mas também pode ser visto como uma prisão. O ser humano não foi programado para existir em lugar algum fora do Globo Terrestre! Quando olhavam para a lua e para as estrelas, os homens pré-históricos urravam de admiração, mas certamente nunca imaginariam ser capazes de, um dia, viajar para bem perto delas.

Pois o homo-sapiens conseguiu. Lançou foguetes, ônibus espaciais tripulados. Viu a Terra de longe, descobriu que ela era azul. Vestiu jaquetas brancas especiais e capacetes, encarou o altíssimo risco de morte para embarcar num veículo espacial... e superou, talvez, o maior dos limites impostos à humanidade: a maldição (ou benção) de viver presa, eternamente, ao Planeta.

Que ironia. Tanto esforço e nem os próprios humanos reconhecem nesta façanha o maior dos seus espelhos. Nem a mais hercúlea das proezas fez com que os eleitores do blog (eu incluso) a escolhessem como a mais reveladora da nossa raça!
Como somos contraditórios, paradoxais, nós, os humanos! Mesmo sendo capazes de flutuar entre as estrelas, nós nos enxergamos, de fato, em criações bem mais mundanas!
---

A capacidade de se autodestruir foi escolhida por 5 de 22 votantes como a mais característica da raça humana, simbolizada pela bomba atômica.

A 9a Sinfonia de Beethoven teve um votinho a mais. 6 em 22 elegeram a obra musical. Talvez, chancelando o fato de o homem ser o único ser artístico entre todos os habitantes da Terra.

Mas numa votação apertada, a internet foi eleita como a criação que melhor representa o ser humano. 7 pessoas visitaram o blog e clicaram na opção.

Coincidência ou não, a internet é a mais recente de todas as invenções que estavam no cardápio. Seria um indício de que nós, humanos, tendemos a valorizar mais o que está na ponta da tecnologia? Será que, daqui a 100 anos, votaríamos em algo que tivesse sido recém-inventado?

Será que, no fundo, somos seres tecnológicos, acima de todas as outras características?

Muito obrigado a todos que participaram e se divertiram com mais essa enquete! Obrigado pelos cliques e pelos comentários também. Valeu, também, Valmir e Remi, que estenderam a discussão para seus blogs!

Reproduzo, abaixo, o que já tinha escrito em um dos comentários. Conto qual foi meu voto e a justificativa. Abração a todos!
----
A verdade é que, em cada uma dessas invenções, está um pouco da essência da humanidade.

Porém, meu voto foi para a Nona Sinfonia de Beethoven: Acima de todas as capacidades do homem, me arrebata perceber que o ser humano é um ser artístico.

Capaz de produzir obras musicais, gráficas ou literárias, que não têm impacto algum no meio-ambiente. Na prática, nem precisavam existir!

Não cruzam a estratosfera terrestre como os foguetes, não invadem terra adentro como a muralha, não são tecnológicas como a internet e não destróem como a bomba atômica!

Porém, obras artísticas só existem, exatamente, por terem um alvo apenas : O ser humano. E nele, provocam imenso impacto.

Na minha opinião, nada mais humano que a Arte. E poucas obras de arte são tão poderosas como a Nona de Beethoven.

3 comentários:

valmir disse...

Nada como o uso da máquina bloguística para persuadir eleitores!

Bibi disse...

Foi meu voto! A música atravessa tempo e espaço. A música rompe a barreira da mente! Essa música resume bem muitos dos sentimentos. A música inclui! É beleza!

HBO disse...

Gentxi...a internet é o máximo.Vc pode falar com um amigo...ler o Blog do Dé ...ouvir a 9a.sinfonia do Beethevon , escrever um email.. AH! ainda pode ver pelo google earth o mundo como se estivesse lá na lua ...tudo ao mesmo tempo. Não é o máximo. bj