quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Jogo sujo? Ou apenas gelado?

6 milhões e 800 mil cópias.

Um número altíssimo de cds originais vendidos, nestes tempos em que baixar música pela internet é fácil, rápido, grátis (e ilegal, mas quem se importa?)

O disco "Viva la Vida" dos britânicos do Coldplay foi anunciado ontem como o mais vendido de 2008. Comercializado mesmo, com cópias físicas e digitais compradas pela internet. Aliás, o mais vendido de todos os tempos em "plataforma digital", como noticia O Globo de hoje.

Mas já faz quase um ano que o album da banda inglesa vive com uma sombra. A acusação de plágio do guitarrista novaiorquino Joe Satriani.

Joe afirma que o riff composto por ele em "If I could fly" foi copiado na canção mais famosa do disco do Coldplay, "Viva la vida". Está pedindo uma indenização milionária, mas a justiça ainda não decidiu em última instância.

Surfando na controvérsia, colei aqui um video do "iútchúbi" comparando as duas músicas. É rapidinho, tem 1:51. É só clicar. E aí?

É plágio ou não é plágio?




Pra mim, é batom na cueca. A sequência de acordes é igual. A mixagem das duas músicas não deixa dúvidas.

Mas o que me perturba nesta história não é o plágio em si. Não consigo acreditar que uma banda consagrada como o Coldplay tenha copiado de propósito o conhecido guitarrista.

As leis contra o plágio são super rígidas. Eles não podem ter achado que sairiam impunes.

Prefiro crer no plágio involuntário.
Neste mundo onde o bombardeio de informações audiovisuais é imenso, é possível que uma melodia fique no seu inconsciente. Quando ela floresce, acaba achando que você mesmo criou!

"Será que fui eu mesmo?", deveria ter se perguntado o líder Chris Martin quando acabou de "compor" a canção. Deveria ter desconfiado antes de transformar o hit no mais popular do ano, tocado nos MP3 de todas as partes do mundo.

Só para não perder a mania de fazer enquete, vou colocar mais uma lá em cima, à direita
(pra falar a verdade, eu gosto desse recurso do blogspot. Uso toda hora, hehehe).

E aí? o que você acha? Culpados, inocentes ou meio-culpados?

Teria sido um 'dirty play' do Coldplay?

5 comentários:

Anônimo disse...

bem, na melhor das hipóteses, poderíamos dizer que esse tal de coldplay prestou uma homenagem ao outro tal, o Satriani, reproduzindo integralmente vários compassos (é, sem dúvida, a mesma música).isso normalmente se faz com o que já caiu em domínio público e aí, pode.vc já pensou nessa possibilidade? será que não há algum crédito na " capa do disco"?

André B. disse...

Não há crédito de "música incidental" ou citação no disco não!

É cópia na cara-dura mesmo! Ou involuntário!

E aí, vocês podem opinar! É só votar ali em cima!

Ƭ. disse...

mais pra cópia que originalidade!

passando pra desejar um carnaval de prevenção pra vc!

claro!! e com mta camisinha tb!

ps: não me leve a mal, trabalho na prevenção de DST/HIV/AIDS e não resisti!

:)

Daniel Karrer disse...

Cara...
Um comentário paralelo: tecnicamente, até onde eu sei, plágio é caracterizado por um número x de notas identicas em sequência no mesmo compasso... (acho que é um número alto, tipo, 11). Nessa lógica, me parece difícil configurar, porque o satriani dá uma floriada no meio do solo, com uns bends e tal, e isso quebra a sequência identica....bom, pelo menos é o máximo que eu posso opinar do ponto de vista leigo...O mais estranho para mim é que a melodia não é boa!!! Eu tenho o disco do satriani e essa música é uma das piores...por isso eu acho estranho o plágio involuntário...mas concordo que sendo o coldplay seria no mínimo ingênuo achar que ninguem descobriria...de repente foi influência do produtor, ou de que fez o arranjo de cordas (será que o coldplay faz mesmo os seus próprios arranjos de cordas?? não é todo mundo que se garante para escrever para violino)....bom....weird...

André B. disse...

Cara, acho que o problema não é a parte do violino apenas. A melodia da música toda do coldplay parece muito a guitarra do Satriani

Concordo com você que as duas canções não são boas... são chatas, óbvias.

Até por isso, acredito no tal "plágio involuntário". Sabe aquelas melodias chatas que não saem da cabeça? Às vezes, voce nem sabe de onde veio, nem se lembra direito. Acho que foi esse o caso... Algum dos integrantes conhecia o solo de guitarra do satriani, não lembrava que era dele, e achou que foi ele próprio que inventou...