segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Murphy e os semáforos

De todos os "Murphy" que eu conheço, nenhum é o criador da lei.

Não foi o Eddie Murphy.

Não foi o Peter Murphy, cantor da obscura banda Bauhaus.

Nem aquele Murphy que, depois de baleado várias vezes, ficou aprisionado dentro da armadura de metal do Robocop. (Quem lembra? O personagem tinha esse nome).

De qualquer forma, a tal lei é mesmo poderosa. Nos lembramos dela em várias ocasiões no dia a dia.

Um dos momentos em que se manifesta com mais força é no duelo contra o semáforo.

Quanto mais o motorista quer passar num sinal verde, mais certo é que o sinal vai ficar vemelho antes que ele consiga atravessar.

Comigo acontece assim:

Se estou com muita pressa e preciso passar no verde, acelero enquanto mantenho os olhos fixos no semáforo. Perda de tempo.
.
Antes que eu chegue perto, vejo-o descolorir de verde para amarelo, e logo esbanja aquela risada vermelha da minha cara de tacho. Escárnio puro!
.
Já aprendi qual é a melhor conduta. Fingir que não faço tanta questão de passar no verde.

Se eu vejo de longe o semáforo, não crio expectativas. Não aposto corrida contra ele.

Mantenho o ar blasé, olho para os lados, faço cara de pouco caso. Se ele não notar que está duelando com você, melhor!

Acabo passando, calmamente, sob a luz verde. O verde do acolhimento, o verde que me diz "bem-vindo!"
.
E, com certeza, vai fechar na cara do apressandinho que vem logo atrás.
---

Segundo o oráculo dos novos tempos, o Wikipedia, o Murphy da lei poderia sim ser chamado de "Eddie Murphy".

Edward A. Murphy foi um engenheiro aeroespacial que formulou a máxima "tudo o que pode dar errado, vai dar" para tentar se proteger de todos os acidentes que poderiam acontecer durante um teste tecnológico.

3 comentários:

Maria Clara disse...

Para quem nao sabia q vc era paulista...............

semaforo??????????????????

bj

Laz disse...

Quantos não são os dias que Murphy pega uma carona comigo, ou senta pra ver TV comigo, naquele dia que programei pra gravar o programa mas o controle do gravador resolve parar de funcionar....

Grande Murphy, conheço e conheço bem...

valmir disse...

É melhor nao brigar com o 'sinal' mesmo, porque isso acaba sempre mal. Pro motorista. Dia desses tentei guerrear com ele, o sinal fechou e a moto que vinha atrás nao conseguiu frae tão rapidamente qt eu. Ele foi ao chão. Pior: os semáforos da cidade agora contam com os 'pardais', fieis escudeiros pra defende-los dos apressados sem lei.