terça-feira, 15 de setembro de 2009

O dia em que aprendi informática com um gato

Qual foi o último ser humano que você conhece que teve aulas de informática com um gato?
.
Não deve ser muito comum por aí.

Bem, me apresento:

André. 29 anos. Moro no Rio de Janeiro. E, sim, recentemente, um gato me ensinou noções de computação.
Antes de contar essa história, é preciso apresentar a protagonista.

Uma gata fêmea, vira-lata, meio cinza, meio marrom. É da minha namorada, MClara.
.
Um jeito de sonsa, mas muito charmosa e carismática.

Muito cara-de-pau; tem por hábito explorar os lugares proibidos da casa e manter o ar blasé.

Um jeito pacato, um ar fofinho, mas arruma briga às escondidas com outra gata da casa que, inclusive, está com câncer.

Um personagem e tanto.

Nome da criatura: Cat Moss.

O apelido (que pegou mesmo) é "Chats". A chatice é o único motivo para o vulgo do felino.

Mas como este animal me fez descobrir funções do meu computador que eu nem imaginava que existissem?
.
Dois foram os pré-requisitos:

- Para assuntos de informática, sou um beócio.
- Chats não tem medo de levar bronca e gosta de dormir em lugares quentinhos.
----
Meu laptop fica sobre a escrivaninha da sala. Em geral, fica aberto e ligado.

Saímos de casa para almoçar. Quando voltamos, lá estava a Chats sobre os teclados.

Repousava docemente sobre as patinhas, com a cara mais lavada do mundo.

Na tela, uma janela de ajuda aberta, o Internet explorer também, e a seguinte sequência digitada no campo de texto:

"iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiijjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii"

Espantei-a dali com rispidez.

Mas, confesso, achei graça do que ela tinha feito. Eu nem sabia que aquela tela de ajuda existia. Não tenho curiosidade para explorar as possibilidades do computador. Ainda bem que a Chats tem.

No segundo dia, saímos de novo. Deixei o Notebook aberto, como de costume.

Quando voltamos, lá estava a gata de novo sobre os teclados. Dessa vez, não se contentou apenas em abrir programas desconhecidos.

Organizou diversas janelas em modo 3D. Eu já tinha visto isso no Mac, mas nunca num PC.
.
Fica um visual alucinante. O Youtube, o Itunes, o Globoesporte.com, o Blogspot, todos organizados um na frente do outro, como uma sequência de dominós em pé, prestes a desabar uns sobre os outros.

Comecei a curtir aquilo ali. Demos muita risada da Chats, suas descobertas involuntárias amparadas por aquela cara de dissimulada.

Mas eu tinha certeza que não havia mais o que um gato pudesse remexer num laptop.

O problema é que minhas certezas, geralmente, dissolvem no ar como nuvens.

Não fui testemunha da peripécia seguinte. Mas MClara foi.

Quando voltou pra casa, Chats estava de novo sobre as letras do computador. Dessa vez, superou todos os limites.

Enquanto passeava sobre o teclado, sua imagem aparecia na tela, com num espelho.

De alguma forma, a gata ativou a câmera do monitor. E fazia, com sua leveza felina, uma apresentação narcisística para as lentes.

Deus sabe quanto tempo deveria estar ali se filmando, se curtindo.

O pai da MClara brincou dizendo que ela apresenta um telejornal pela web só para animais de estimação.

E pensar que eu nunca usei este aplicativo do meu próprio PC. Nem saberia direito como chegar até aquela tela.

Claro, aquele foi o climax de Chats.

Nunca mais desvendou um software tão interessante.

Mas não se despediu da minha casa sem antes deixar mais uma marca.

Até hoje, no alto, à direita da tela, logo abaixo do relógio, vejo um ícone pequeno e retangular que me mantém atualizado com as movimentações do mercado financeiro.

Eu nunca saberia como colocá-lo ali. Nem sei, sinceramente, de onde veio aquilo.

Para não parecer que estou mentindo, te digo o que os indicadores da bolsa de valores dizem neste momento (vou apenas reproduzí-los, pois não consigo interpretá-los):

$INDU - 9.626,80
$COMPX - 2.091,56
$INX - 1.049,32
- cotações da IDC Comstock./ Atraso de 20 minutos

Será que havia um atalho para isso no meu próprio laptop? Ou seria necessário fazer download de um site especializado?

Creio que nunca saberei.

Apesar de ser extremamente habilidosa com computadores, nada indica que Chats vá me revelar os seus segredos.

7 comentários:

Cristiano disse...

Essa história é verídica? Porque se for... Bizarro. Adoro gato. Gosto mais do que de cachorro.

Maria Clara disse...

AMEI!!!!! Mas a Laura e Alice vão ficar com ciúmes, hein! depois vou tentar lembrar umas histórias boas delas também!
Rsrs.
bjss

Maria Clara disse...

Hoje fui ao banheiro, quando voltei a chats tinha colocado no site http://sports.espn.go.com/nba/news/story?id=4480049&campaign=rss&source=ESPNHeadlines

hahaha
bj

André B. disse...

Catito, a história é verídica sim...

a gata leva muito jeito para mexer no computador...

Tanto é que a Maria Clara mostra aí embaixo... outro site que ela abriu!

É impressionante! Vou levá-la ao se vira nos trinta, do faustão

valmir disse...

André, fiz um teste. Coloquei o teclado ao alcance do meu cachorro, o Garibaldi, pra ver o que ele faria. Ele cheirou, cheirou, deu uma lambida nas teclas Alt, X e Z. E nada mais. Definitivamente, não posso aprender nada de informática com ele. hehe

André B. disse...

Valmir, vou matricular o Garibaldi nas aulas particulares da Chats. Abração

hbo disse...

Genial essa história. E quem diria hein ...para quem conhece essa figura desde que nasceu...que não suportava gatos!!!
Espirrava só de entrar no térreo do predio da Tia Maitê , e olha que ela morava no 6o. andar hein??