quinta-feira, 16 de julho de 2009

Luz vermelha x linhas paralelas

O feixe de luz infravermelha e o código de barras da conta de telefone deveriam ser amigos.

Muitas vezes, não é isso que acontece.
---

Me irrita muito quando fico na fila do caixa eletrônico para pagar a conta e o ritual não se concretiza.

Que mistério deve explicar o fato de alguns códigos de barras serem lidos com facilidade e outros serem ignorados?

Por que será que cada vez é mais frequente eu ficar parado com cara de pastel, segurando uma folha de papel sob um feixe de luz e encontrar na telinha a seguinte frase: Não foi possível ler o código de barras. Tentar novamente ou digitar o número?

Já experimentaram digitar, ou recitar ao telfone pelo disk-banco, uma sequência de números do código de barras? Amigo, são uns 37 dígitos escritos em letra minúscula, um desafio à paciência e ao bom senso.

O que fazer, então, para pagar a conta? Tentar de novo, e de novo, até concluir que a folhinha de papel e a luzinha vermelha são incompatíveis?

Olha, pagar conta já não é nada prazeroso. Com esses brindes agregados, então, a litugia mensal beira o insuportável.

Isso sem contar o ato em si, bizarro na essência, mas aceito por todos os seres humanos do século XXI.

Se víssemos isso nos "Jetsons" algumas décadas atrás, não acreditaríamos. Que tipo de prática alienígena seria essa a de segurar uma folha com linhas negras paralelas, de diferentes tamanhos, e colocá-la sob um feixe de luz horizontal?

Não é um feixe comum não. É luz vermelha, estilo raio-laser do filme Exterminador do Futuro!

Se me dissessem que, para pagar uma conta, eu deveria segurá-la do lado de fora da janela e esperar o carrinho da Tim passar na rua e fuzilá-la com uma bazooka de luz branca, eu acreditaria.

Para mim, o imaginário é tão surreal quanto a prática real.

Mesmo com toda essa tecnologia de hollywood, a engenhoca insiste, cada vez mais, em não funcionar.

A mim, não me assusta.
Nunca acreditei em ficção científica mesmo.

8 comentários:

Laz disse...

Pq vc não paga via internet? Eu pago todas as minhas contas pela internet....

21st century buddy!

Já foi muito mais humilde, por sinal.

beijundas

Maria Clara disse...

André e seus posts falando mal da tecnologia...........

valmir disse...

Cara, comprei um celular que tem uma função que nunca entendi bem pra que seria. É isso de ler raios ultra violetas. Será que no futuro próximo pagaremos nossas contas pelo celular, bastando passar o leitor ótico pelo código de barras? Pode ser. Mas de que adianta se o código de barras do papel não for legível a essa tecnologia? Só mais estresse, com certeza.

Cristiano disse...

Drei, duas coisas, não relacionadas ao post.

1) Vi o Touro no fantástico ontem e nada me tira da cabeça que foi você que o pediu/convenceu a dar um apoio à matéria do Tadeu Schmidt sobre a lua. Foi você, não foi? de qualquer forma, concordo com o Touro.

2) O Pedro Veiga, da EA (lembra dele, também conhecido como VEGA), passou pro Itamaraty. Vem morar aqui em agosto. Maneiro, né? Vem também! Ganha bem mais do que ser jornalista e o trabalho é ainda mais divertido...

Rach disse...

meu celular novo tem leitor de código de barra.
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

André B. disse...

- Querido Valmir e querida Rachel,

o dia que vocês descobrirem o porquê o celular agora vem com leitor de código de barras, por favor, me avisem! Ou melhor, dependendo da resposta, NÃO ME AVISEM!!!

- Querido Laz,

você é um boiola!

- Querida Maria Clara,

você é linda!

- Querido Cristiano,

Catito, não fui eu quem fiz pressão pelos 5 segundos de fama do Touro no Fantástico não! Por falar nisso, achei muito brega para um menino Rock n Roll como ele aparecer no Show da Vida! O que está havendo com nosso Tourinho?

Eu nem tava sabendo que ele apareceu no Fant, fiquei sabendo por voce. Tadeu nem sabe que ele é meu primo (E nem vou contar pra ele).

Mas posso te dizer o seguinte: o aprecimento cafona de Tourinho se deve ao dedo de outro membro da família Burges...

Aí, o VEGA é irado!!! Sempre soube que ele também tinha CAIXA pra vir pro time dos sinistrões, heheh!!!

Mas eu não consigo ser diplomata, meu amigo! Isso é coisa para os intelectuais como você! Até porque, hoje em dia, estou muito mais para contestador e agitador subversivo do que para diplomata!!

Beijo

HBO disse...

OI meus caros amiguinhos que acompanham o blog do Drei. Aqui quem fala é somente a mãe do Tourinho e digo a vcs que os 5 SEGUNDOS ( falaram que seria 30 segundos)de fama do meu filho foram liiiiiiiiiiiiiindos. Que existiu nepotismo a gentxi sabe ,mas fazer o que?? Para uma pessoa tão inteligente como esse tal de Tourinho eu acho que foi muito legal o depoimento dele. ahahah, bj a todos que eu conheço.

HBO disse...

E quem quiser vê-lo, é só entrar no g1.globo.com/fantastico e entrar no detetive virtual ahahaha