quarta-feira, 22 de julho de 2009

Pisou ou não pisou?

40 anos se passaram e a discussão só aumenta.

E aí? O homem pisou ou não pisou na lua?

Os argumentos são bons dos dois lados. Há quem pense que foi tudo propaganda yankee típica da Guerra-fria. Outros pensam que chegamos lá sim, por que não?

Conheço muita gente boa que defende a tese de que "óbvio que não chegamos à lua, é muita mentira!"

Meu primo Fernando, também conhecido como Touro, é um deles. Estudioso, inteligente, fascinado por fatos históricos e... sempre do contra!

(Mas eu diria que a rápida aparição dele no Fantástico de domingo passado, comentando o tema num videozinho enviado pela internet, jogou grande parte da credibilidade dele pelo ralo! Trocou sua boa reputação por 5 segundos de fama. Um legítimo BBB disfarçado.)

Cristiano, diplomata cheio de informações e fontes no mundo da conspiração, acredita que o homem na lua foi um grande truque. Ele também duvida da versão histórica apresentada para o 11 de setembro.

Maria Clara, minha namorada, e Francisco, irmão dela, também acham que é história da carochinha. Chico dá bons argumentos. Ele diz o seguinte:

"Me explica como os russos foram os primeiros em tudo: os primeiros a mandar animais para o Espaço, os pioneiros em mandar expedições tripuladas, orbitar a terra e descobrir que ela é azul... mas eis que, do nada, os primeiros a pisarem lá são os Americanos! Como pode isso?"

Além disso, ele crê que tudo foi encenado em estúdio. Concordo com ele que é bem possível reproduzir aquela paisagem até no Projac.

Existe, ainda, a seguinte desconfiança sobre os três personagens pioneiros: Já perceberam como os 3 astronautas, Collins, Aldrin e Neil Armstrong não são pessoas públicas? Ninguém dá entrevistas.

Buzz Aldrin, de fato, teve problemas com alcoolismo e Neil Armstrong mora num pacato rancho distante da civilização. Mas Michael Collins virou professor em Harvard. E dois dos cosmonautas escreveram biografias, o que retira um pouco do caráter sigiloso da vida deles.

Com o assunto em voga, saí por aí perguntando, a amigos e queridos, a opinião de cada um.

Meu pai tem certeza de que os três mosqueteiros foram à lua em julho de 1969, um evento transmitido ao vivo para o mundo inteiro. Afirma o seguinte: "As pessoas esquecem que não foram apenas Armstrong e Aldrin que pisaram lá. Outros dez astronautas também fincaram as pegadas no satélite!"

Tenho que dar o braço a torcer. Com um pouco de pesquisa, vi que as expedições lunares Apolo duraram de 69 a 72. No total, doze humanos pisaram lá. Sem contar as dezenas de astronautas que fizeram parte das viagens cósmicas.
.
"Já pensou a quantidade de gente envolvida nesse projeto? Como seria difícil manter todo mundo calado para sustentar essa farsa pra sempre?", meu pai pergunta.

Meu amigo Felipe também crê que é tudo verdade. Ama estudar história, é viciado em dvds de documentários, confia plenamente nos filmes que viu contando como toda a expedição foi planejada e posta em prática.

Amigos, entre prós e contras, revelo minha opinião. SIM, O HOMEM PISOU NA LUA!

Como um último argumento, faço a seguinte ponderação:

Já perceberam como, tragicamente, as guerras foram as maiores molas-propulsoras da evolução tecnológica?

Ironicamente, o maior símbolo do atraso e da destruição, que são as guerras, é também o que faz a ciência caminhar pra frente.

É assim desde os primórdios. Os homens primatas que usavam o fogo conquistavam as outras tribos. As civilizações de arco e flecha perdiam para as que chegavam munidos de pólvora.

As primeira e segunda guerras mundiais são responsáveis por quase todos os avanços que usamos hoje no nosso cotidiano: Aviões de carreira, carros, forno micro-ondas.
.
A Guerra-fria é culpada de outros avanços: internet, telefones celulares, computadores pessoais.

Com tristeza, constato: munido da vontade de guerrear e dominar a própria espécie, o ser humano consegue feitos admiráveis!

Por motivos tolos e toscos, consegue conquistar o que sempre foi tido como impossível.

Nas décadas de 50 a 80, USA e URSS despejavam milhões para ver quem era o melhor em tudo. Desses milhões de dinheiros, dólares e rublos, nasceram feitos incríveis e lamentáveis.

Ditaduras foram instaladas em todo o mundo, guerras massacraram vietnamitas e outros povos, mísseis e ogivas nucleares foram desenvolvidos aos milhares...

...mas, sim, amigos. O homem pisou na lua!
-----------

E você, o que pensa? Acha que é tudo verdade? Ou tudo mentira???

VOTE NA ENQUETE AQUI NA PÁGINA PRINCIPAL. É ALI NO ALTO, À DIREITA!

São sete dias para clicar. Essa é a homenagem do Blog à semana dos 40 anos da polêmica.

20 comentários:

André B. disse...

Quem quiser ver o videozinho que foi ao ar no Fantástico, em que as teorias da conspiração são postas em xeque, clique aqui

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1235522-15607-227,00.html

Aproveite e vejam meu primo Touro fazendo papel ridículo e participando como internauta atrás de fama! Ele é o barbudo que aparece primeiro!

abs

mmy disse...

eu acredito,sim porque se não tivesse havido essa " primeira pisada" eu não teria falado no celular com meu filho que, tenho certeza absoluta, estava na China...as guerras e a corrida espacial-dentre outros eventos- produziram os saltos tecnológicos.

Fernando Burgés disse...

DIREITO DE RESPOSTA TAURÍNEA:

Amigos, Amigas,

Refuto peremptoriamente o rótulo de "vendido" que me cunharam.
Não apenas nego tal calúnia como afirmo que a aparição em rede nacional é um ato bravo de resistência!
Eu apareci defendendo a causa!!
Aproveito também para elucidá-los sobre uma nova conspiração: a de que a Rede Globo de Televisão têm interesse em reafirmar a fraude da lua.
Explico: Todos sabemos que a as organizações Roberto Marinho tem um histórico rabo preso com o grupo Time Warner, que por sua vez obteve considerável ajuda estatal estadunidense na década de 60/70 para se agigantar.
Logo, quando a Globo me chama de conspiracionista e "prova" que o Homem foi à lua, ela está apenas mantendo a farsa em dia!

E por que a NASA teria apagado intencionalmente as gravações originais da missão Apollo??

É negada, vai vendo...

beijos
e resistam!!!

Anônimo disse...

"Com tristeza, constato: munido da vontade de guerrear e dominar a própria espécie, o ser humano consegue feitos admiráveis!" - assim como mentir, não digo sim e não, mas pergunto: e Pear Harbor? os americanos provocaram os japoneses a atacar para que entrassem na guerra, e a AIDS, acredito que o virús "fugiu" do laboratório e fez o que está fazendo, e creio mesmo que aquele cara de palhaço do Bush tenha planejado o ataque de 11 de setembro, bom o ser humano é capaz de tudo, portanto acredito desacreditando. Abraço e sucesso.

Cristiano disse...

Fico muito contente com a tentativa do Drei de resumir minha visão sobre essa questão, mas gostaria de dar aos amigos leitores do blog uma versão mais explicada.

É o seguinte: comecei a desconfiar da versão dos EUA quando vi na Veja um quadro completo com as conquistas espaciais. Vendo as informações juntinhas, em seqüência cronológica, faz você pensar. É como o Francisco, cunhado de meu querido Drei, falou: a URSS foi a primeira a conseguir tudo: lançar um satélite, orbitar a terra com ser vivo, orbitar a terra com humano. Aí, do nada, os EUA ganham de todo mundo e põem um homem na Lua. Não faz muito sentido. E tem mais, lendo hoje um livro do Carl Sagan, descobri que os soviéticos foram também os primeiros a fazer um artefato pousar em outro planeta. Trata-se da sonda Venera 7, que pousou em Vênus em 1970.

Há também o fato de que quando você faz o tour pela Nasa em Cabo Canaveral (minha namorada fez em 2007), o guia informa que em 1968 estavam tendo dificuldades de estabelecer comunicação entre o foguete e a casamata de controle, localizada a menos de 600m da plataforma de lançamento. Aí então, como mágica, essas mesmas pessoas com dificuldade de comunicação pousam na lua e transmitem tudo ao vivo pro mundo inteiro, apenas um ano depois. Como dizem os gringos: no, I don't think so.

É preciso ver a corrida espacial no quadro da guerra fria. Não duvido de que o homem tenha pousado na Lua. Duvido apenas que isso tenha acontecido exatamente quando os EUA falaram que aconteceu. Depois de fazer a encenação pro mundo e "ganhar" a corrida espacial, atendendo à promessa do Kennedy (no último ano do prazo, frise-se), aí os EUA tiveram a tranqüilidade pra desenvolver os projetos necessários a pousar na lua de verdade...

Por isso, meu voto na enquete será sim. É claro que já pousamos na lua, mas não quando os EUA disseram, como eles disseram.

valmir disse...

Carácules! É uma coisa que já parei pra pensar várias vezes. Gosto da ideia do Cristiano, de que o “homem posou na Lua, mas provavelmente não tenha acontecido exatamente quando os EUA falaram que aconteceu”.
Mas prefiro continuar acreditando que conquistou-se a lua em 69, como numa partida de futebol de resultado injusto. A Rússia bateu na trave várias vezes, jogou bem o tempo todo, marcou vários lances incríveis ao longo do jogo e, no finzinho do segundo tempo, o time adversário levou a melhor, mesmo com um desempenho pífio na partida, num deslize da defesa, os EUA entraram na grande área e foi chute ao gol. Chegaram na lua.

André B. disse...

Cristiano, sua teoria é interessante. Com o circo armado e a farsa vendida, os EUA teriam tido tranquilidade para pisar na Lua bem depois de 1969... ok.

Mas como você explica que os nossos camaradas Soviéticos NUNCA CONTESTARAM a pegada de Neil Armstrong? Eles não teriam o maior interesse em demolir a armação???

Por que? Por que?

Lembre-se, inclusive, de que russos e americanos já voavam pelo espaço, já tinham satélites xeretas espalhados... Era um frenesi total de espionagem e contra-espionagem. Como conseguiram fazer os comunas engolir???

Valmir, sua metáfora com o jogo de futebol é perfeita! Quantas e quantas vezes o time que joga melhor não mete o gol???

Desculpa, valmir, mas meu amigo Cristiano nunca entendeu nada de futebol....

André B. disse...

PS: bom lembrar também que o próprio Neil Armstrong foi aclamado, em plena Guerra Fria, no centro de estudos espaciais Yuri Gagarin, na URSS!!

Não tem caô, Cristiano!!! Pára de ser revolucionário!!!!!!!!!!!!!!!!

Cristiano disse...

Gostei da metáfora do Valmir, muito bem sacada, mas ainda fecho com a minha teoria. Quanto ao silêncios do russos, li por aí que nessa mesma época os EUA estavam contribuindo com milhares de toneladas de graõs para aplacar a fome que grassava na URSS, e com isso compraram a discrição soviética. Eu nunca tinha ouvido falar nisso, mas não acho totalmente impossível essa colaboração entre EUA e URSS, já que era a melhor época do relacionamento bilateral, a Détente na administração Nixon, que levaria, no inícios dos anos 70, à assinatura dos acordos SALT I e II. Pensem nisso...

André B. disse...

Cristiano,

a principal marca de qualquer teoria da conspiração é a desconfiança.

É a capacidade de ler nas entrelinhas, de enxergar onde ninguém vê nada, de duvidar da versão oficial e investigar as motivações de quem a apresenta.

Sendo assim, é muito contraditório quando sua teoria, aparentemente, se mostra muito inocente!

Você acredita, realmente, que a URSS trocou a supremacia sobre a Lua por uns sacos de arroz? Faz algum sentido???

Mesmo em tempos de detenté, imagina o prejuízo simbólico de os capitalistas chegaram primeiro à lua que os astronautas vermelhos!!!

Brejnev não venderia essa tão fácil assim!!!

Laz disse...

Caros, a discussao eh boa, merecedora de uma mesa, chopp gelado, e mentes ativas.

Nao ha duvida que o homem pisou na lua. Embora divertidas, as teorias conspiratorias tem fundamentos fracos e "provas" circuntanciais. Nao da pra esquecer o q o Andre mencionou, a URSS jamais questionou a chegada a lua. Isso apesar do aparato de inteligencia q tinha atuando nos EUA e ser a maior interessada em expor tal farsa ao mundo.

Qtos engenheiros trabalharam na NASA desenvolvendo a nave, no Mission Control, etc e tal? Pelo menos algumas centenas. Todos eles faziam parte dessa grande conspiracao? Nao acredito....

Pasmem, o pouso na lua foi real, foi em 1969 e foi repetido depois, enquanto isso fazia algum sentido (politico). Depois disso, ao perceberem q dava pra ganhar a guerra fria, os EUA partiram pra taticas mais objetivas na dec. de 80 (Star Wars) pra quebrar a URSS, finalmente tendo sucesso em 91.

Cristiano disse...

Drei e Pijo,

Não sei se a teoria grãos vs lua seria tão inocente assim, uma vez que um país com fome generalizada pode rapidamente sair do controle de seus líderes. Às vezes, para a liderança soviética, existia apenas a escolha entre uma derrota acachapante frente aos americanos ou a extinção completa do regime...
Quanto ao pessoal que trabalhou na missão, esse realmente é o ponto fraco da teoria, mas não é impossível você estabelecr subterfúgios. O que se argumenta é que a nava de fato foi construída e tinha capacidade de deixar a Terra e orbitá-la. Aí, os astronautas esperaram em órbita durante o tempo da suposta viagem e voltaram à Terra no final desse prazo. Tirando os astronautas e alguns apoiadores em terra, o resto dos técnicos da NASA não precisariam saber de nada...

Anônimo disse...

Incrível Dé como essa história causou polemica né?? Foi bem divertido ler as opiniões. bj

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o TOURO! Embora acha difícil encobrir uma mentira dessas, durante tanto tempo, com tanta gente envolvida... afinal, os Estados Unidos são um exemplo de honestidade com o povo americano e com o mundo e NUNCA ousariam encobrir nada. Afinal já aprenderam com o Richard Nixon... "the cover-up is worse than the crime"...
diria que há 50% de chance de ser mentira... e mesmo sendo, acho que é uma das poucas mentiras que valeu a pena ter sido contada.

André B. disse...

Cristiano Catito,

acho muita teoria da conspiração.

Quando você diz que é difícil manter um país esfomeado, concordo em parte.

Mao Tse Tung matou mais de 40 milhões de fome e exportava grãos para outros países.

Diz a biografia dele que, quando indagado sobre a inanição de boa parte dos chineses, ele dizia "Que comam terra!"

Amigo, eu continuo firme na convicção de que a URSS NUNCA trocaria pisar primeiro na lua, talvez a maior realização da humanidade, por sacos de arroz.

Tchau, seu comunista subversivo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ricardo Steffen disse...

"Todas as teorias são legítimas e nenhuma tem importância. O que importa é o que se faz com elas." - jlb

Cristiano disse...

Galera, não é por nada não, mas acho que mais uma vez Ricardo Steffen mostrou porque é conhecido como o primeiro e único DÃO. (Perguntem ao pessoal da EARJ.) Chegou discretamente, bem ao seu estilo, e, com poucas mas decisivas palavras (ainda que de outrem, porque DÃO não gasta suas próprias palavras com trivialidades), colocou fim à pendenga de modo definitivo. Eu não poderia estar mais de acordo. DÃO!

André B. disse...

Ricardo Steffen, o DÃO!!!

Após dose de sabedoria ministrada de maneira tão cavalar, explique para todos nós, mortais e ignorantes, quem é JLB!!!

Unknown disse...

Concordo com o Cristiano, o "Ainuz", no que diz em sua "palhinha" acerca de Dão, figura ilustre e singular da cultura popular Brasileira, já difundida inclusive para os mais diversos cantos do mundo!

Ricardo Steffen disse...

Pessoal, gostaria aqui de registrar o meu agradecimento aos 5 minutos de fama que me foi proporcionado, com o meu nome mencionado, junto ao meu antigo apelido, no blog do André, e provavelmente lido por milhões e milhões de leitores espalhados pelo mundo (Minsk inclusive). O meu deslubramento é tal que estou pensando em escrever um livro agora. Pensei no título "Como os outros expressam os meus pensamentos bem melhor do que eu mesmo: Uma viagem pela arte da expressão literária de Homero à Homer Simpson (esse último em homenagem ao Laz)", mas aceito sugestões... pensei em incluir as gravuras rupestres de Altamira mas achei forçação de barra...