sexta-feira, 24 de julho de 2009

Percevejo a 100 km/h

Entrei no carro, bati a porta.

Estava quase dando a partida quando percebi, pousado no vidro dianteiro, um percevejo.

O carro dormiu na rua. Uma rua cheia de árvores.

Imaginei que aquele ali era o habitat natural do percevejo. Sabe aqueles bichinhos verdinhos, que se escondem nas folhas?

Conforme comecei a acelerar, pensei: - Caramba, estou levando o inseto pra longe daqui. Considerando que estou indo para o outro lado da cidade, como será que ele reagirá ao novo bairro?

Será que ele se adaptaria? Será que, pra ele, é tudo a mesma coisa? Ou talvez estranhe a nova morada, com fauna e flora novas, e não resista?

(Incrível como minha imaginação pode ir longe às 7h da manhã)

Ou será que ele é um aventureiro?

Quem sabe o seu cérebro de percevejo já não percebeu, lá de cima da árvore, que esses bichões arredondados de metal, de várias cores, roncam os motores e transportam corpos para lugares distantes?

Quem sabe não quis uma carona? Quem sabe não é um jovem animalzinho de índole nômade, aberto às novidades da vida?

Conforme eu acelerava, percebi que ele não arredava pé dali. Não saiu voando, não se deixou levar pelo vento forte.

Continuei viajando: Como o mundo cria oportunidades maravilhosas, não é? Como a vida é um ninho de contrastes!

Quando nasceu o primeiro percevejo, com anteninhas, pernas grudentas, corpo achatado e um exoesqueleto habilmente projetado para os riscos da natureza... será que Deus sabia que, um dia, o pequeno estaria a bordo de um carro motorizado, construído pelo homem, surfando do lado de fora?

É o encontro da natureza mais rudimentar com um dos aparatos que mais representam a tecnologia humana!

Suas patinhas foram feitas para resistir a rajadas de vento na floresta, gotas de chuva nas folhagens... mas conseguiriam se equilibrar no vidro de um automóvel em movimento?

- Me desculpa, seu percevejo, mas tenho que acelerar mais um pouco! Nessa rua aqui, não posso ficar de bobeira!

Aos poucos, o inseto foi perdendo a aderência. Com muito vento, foi sumindo, pouco a pouco, na parte de cima do meu vidro, logo atrás do retrovisor.

Acho que a obstinação daquele bichinho não foi páreo para os 60 cavalos do motor do meu Celta Chevrolet.

Quando ele finalmente desapareceu, fiquei triste...

...

... mas posso jurar que ouvi uma vozinha miúda, gritando do lado de fora!

"Valeu fera! Vou saltar aqui mesmo!!! Depois pego um 'bonde' de volta pra Gávea!"

8 comentários:

mmy disse...

eu gostei muito de sua historinha do percevejo.

Zelma Rabello disse...

Percevejos são o maior exemplo de desproporcionalidade que eu conheço: como é que um bichinho tão pequenininho, quando ameaçado exala um cheiro tão forte que empestia todo o ambiente?... Chega a ser quase uma lição: não subestime os pequenos. Eles podem ter capacidades invisíveis!...
Outra coisa: qual é a marca de carro que faz previsão meteorológica?... É o Celta. Celta preto, celta cinza, celta azul... hahahahahahaha Essa é terrível, não?...

Tat disse...

Eu sei que já disse isso, mas foi a primeira coisa que veio a minha mente: Você viaja!!! kkkkkk
Mas eu gosto de ler!

André B. disse...

Zelma,

essa piada é engraçada! Toda vez que vou ao mecânico, escuto a anedota!

Tat,

Obrigado. E admito: Às vezes eu viajo mesmo.

Zelma Rabello disse...

Por acaso vc quis chamar a minha piada de velha, é?... Então vou contar outra, mais velha ainda, já que já estamos é na era dos celulares.
Você sabe qual a semelhança entre os homens e os orelhões? É que 70% não funcionam e os outros 30% estão ocupados... rsrsrsrsrsrsrs Ressalva: um dos ocupados está ocupado comigo. Ainda bem. Tá difícil!...

André B. disse...

Hehehe...
não fique chateada!

As piadas, digamos... "antigas", em geral, são as melhores!

Essa dos homens é boa também! Talvez precise, apenas, de uma revisão nessas porcentagens!!

Abs

Ísis disse...

Adorei essa história, haha..
"... mas posso jurar que ouvi uma vozinha miúda, gritando do lado de fora!

"Valeu fera! Vou saltar aqui mesmo!!! Depois pego um 'bonde' de volta pra Gávea!""
Nossa.. perfeito! =)

Bruna Ávila disse...

Gostei muito, fiquei pensado oque iria acontecer