terça-feira, 16 de junho de 2009

Xixi a bordo

A Ryanair, companhia irlandesa de aviação, vai cobrar $ dos passageiros que queiram usar o banheiro. A medida, segundo um jornalão do Rio, começa a valer a partir do ano que vem.

A resposta íntima que tenho para isso é a seguinte: como eu gostaria que algum passageiro, com uma veia Che Guevara, baixasse as calças e fizesse as necessidades no corredor. Só para protestar.

Absurdo, bizarro. Como assim, cobrar por um xixi? Em pleno vôo?

Quer dizer que se eu estiver apertado e não tiver um tostão furado no bolso, tenho que segurar até o avião pousar? Passar desconforto e constrangimento? Será que a lei permite isso?

Ou será que eu posso ficar em débito com a companhia de aviação e pagar lavando pratos no convés do avião?

Outra: como será o esquema da taxação do banheiro? Será que haverá preços diferentes dependendo da necessidade a ser realizada no toilette?

Antes de entrar no banheiro, aperte o botãozinho número 1 e pague 5 dólares. Se apertar o número 2, pague 10. Muito obrigado!

E como cobrar o preço justo pelo uso do sanitário? Como avaliar?

Sim, porque há duas formas de se olhar a questão:

Se considerarmos que são necessidades fisiológicas, tão essenciais quanto comer e dormir, o cara pagaria até 1000 dólares se tiver passando aperto.

Mas se adotarmos o ponto de vista de que trata-se de um reles xixizinho, coisa à toa, todo mundo faz... pode-se, até, cobrar a quantia simbólia de 1 dólar.

Quanto vale o xixi, afinal?

E pra que uma empresa aérea adota essa norma?

Será que entra no esquema novo das companhias européias, cujas passagens custam superbarato, e cujas verdadeiras fontes de lucro estão nas taxas salgadas sobre o peso das bagagens e alguns luxos a bordo, como canapés e bebidas?

Qual a finalidade de ato tão ilógico e insensato?

Aberto o precedente, poderiam, muito bem, começar a cobrar pelo cochilo dos passageiros.

Vários comissários de bordo ficam de tocaia, de olho nas pessoas como lanterninhas do cinema antigo.

Fechou os olhos, cabeceou pra frente, a cabeça pendeu para o lado, dormiu? Paga vinte dólares!!

-Mas por que?
- Ah, sei lá. Porque agora nosso esquema é assim! Urinou, dormiu, comeu? Paga!

Cada vez mais, o capitalismo frenético e mutante vai transformando, mais e mais, as pessoas em robozinhos. Claro, robôs não precisam ir ao banheiro. Fazê-lo é uma extravagância.

Pra mim, é covardia esquisita e gananciosa.

A notícia no jornal deve ter passado incólume por muitos leitores, já que o contexto da aviação não desperta o alerta da crítica. Se acontece no avião é normal, imagina!

Para mim, equivale a um sequestro com requintes de crueldade, no qual pessoas são colocadas numa cápsula de aço com asas a 900 km por hora e são cerceadas e constrangidas na hora de usar o WC.
Muitos já tem medo de voar e precisam lidar com isso. Imagina ter ainda o uso do toillete para administrar.

O avião, que já não é um lugar aconchegante para muitos, torna-se ainda mais inóspito e repulsivo.

Por isso tudo é que torço para os Che Guevaras do xixi. Que eles emporcalhem bastante os carpetes das aeronaves. Até que todas exalem um aroma medonho de urina, e as companhias aéreas se dêem por vencidas.

É a tática de guerrilha no século XXI.

4 comentários:

Tat disse...

Que loucura! Eu já morro de medo de andar de avião (e sei q inevitavelmente um dia isso há de acontecer), se voar num desses aí, tenho que ir precavida: Fralda geriátrica!!!

Fabrícia Meira disse...

QUE ABSURDO!
Já não basta esse apocalipse nos avioes, eles ainda exigem isto?
vão tudo pras vaquinhas que o pariram , oras ;~~
IUHIOHJIPHOIHIOHIOHIO ;**
eu adorei o bloggg ;D

Ricardo Steffen disse...

Porra, tão copiando a gente. A rodoviária aqui do Rio já faz isso há um tempão, só que tem sempre a alternativa de fazer em outro lugar.
Pra quem não quiser ter o trabalho de procurar banheiro (em avião, estádio de futebol, viagem de carro, etc), pode comprar um cateter externo, tipo o Stadium Pal. O slogan é o seguinte: "When you Gotta Go, but you wanna Stay"... não que eu tenha usado antes, mas achei interesante.

André B. disse...

Bem que eu achei que todos fariam coro aos meus protestos... essa lei do xixi pago é absurda mesmo...

Ricardo, que honra um comentário seu no meu humilde blog. A que devo esse privilégio???

abs