terça-feira, 25 de agosto de 2009

Até a Charlotte consegue


Comprou algo e se arrependeu?

Ferrou.

No Brasil, é quase impossível você conseguir seu dinheiro de volta caso, simplesmente, desista de adquirir algum produto.

Tenho a impressão de que há essa diferença entre o conceito de "consumo" entre os países de terceiro e de primeiro mundo.

Não gosto de generalizar. Mas a comparação fica bem clara quando colocamos, lado a lado, os direitos do consumidor no Brasil e nos EUA, o paraíso das compras.

Lembro bem.

Eu tinha uns 16 anos e estava de férias nos Estados Unidos. Comprei uma fita de videogame sem pesquisar os preços. Descobri que a mesma fita estava 15 dólares mais barata em outra loja.

Fiquei com muita raiva, mas meu irmão Ricardo deu a dica:

"Pô, vai na loja e pede o 'money back'. Pega esse dinheiro e compra na loja mais barata. Simples!"

Eu e ele fomos à loja de brinquedos careira. Cheguei até o balcão e perdi a coragem. Travei.

- Pô, Ricardo. Não vou pedir money back. A caixa vai me perguntar o porquê. Se o produto tem algum defeito. Se vou continuar comprando aqui na loja. Não rola!
- André, pede logo essa droga! Ela não vai perguntar nada!
- Cara, vai sim. O que eu vou dizer pra ela?

Sou uma pessoa de dilemas. Empaquei como um burro medroso.

- Não acredito, André. Pede logo! Estamos perdendo tempo!
- Será, cara? Ah, deixa isso pra lá. São 15 dólares.
- Putz, pede logo, vai, que saco! É só falar pra ela que quer o dinheiro de volta!!
- ...
- Não acredito, cara. Não acredito. Vai logo, a gente tem que ir!

Naquele exato instante, passou à nossa direita, na altura de nossas cinturas, uma pequena menina loira e com aquela cara bem de gringa. Chegou-se ao balcão e falou com a atendente. Queria devolver um briquedo que tinha comprado.

- Hi, can I please have my money back?
- Sure! what´s your name, dear?
- Charlotte.

A atendente pegou o produto e a nota fiscal, abriu o caixa e começou a contar.

10, 20, 30 dólares e 45 cents. Devolveu tudo à garotinha. Charlotte pegou o dinheiro, disse thank you, pôs no bolso e foi embora. Sumiu de nossa vista.

Ricardo a viu fazendo a curva para fora da loja e olhou pra mim:

- Viu, André! Até a Charlotte pede o money back!

2 comentários:

HBO disse...

Hoje meu comentário não tem nada haver com o post colocado, mas sim para registrar em seu Blog para que todos os seus amigos vejam a minha eterna alegria de dizer que vc é meu sobrinho amado e primogênito, apesar do ciúmes das outras sobrinhas (que tb são muito amadas) Mas vc foi o primeiro, o primeiro sobrinho a nascer e há 29 anos. Que alegria! lembro exatamente como se fosse hoje aquela noite. E amanhã( que espero ser hj) é esse dia. Desejo do fundo do meu coração que vc seja muito feliz e tenha muito sucesso. De sua Tieta. Mil Beijos

mmy disse...

a HBO se antecipou...eu tb ia fazer um comnetário sobre este dia 26 há 29 anos atrás.....quanta alegria,antes e agora!
qto à história da Charlotte, eu queria mesmo era o comentário do próprio Ricardo...bjs