segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Mente infantil

Desembargador: magistrado de mais alto grau, sinônimo de status, referência de qualidade e renome no Direito.

Pois, quando criança, eu associava uma imagem bem particular a esta palavra tão nobre.

Toda vez que ouvia alguém falando em "desembargador", imaginava aquele cara com a testa suada, roupa esfarrapada, fazendo força e tirando sacos e pacotes pesados dos navios.

Na minha mente infantil, o cara estava "desembarcando" as coisas.

Confesso: até hoje, às vezes, me pego pensando que desembargador trabalha no cais do porto.

5 comentários:

Anônimo disse...

na origem, o desembargador era aquela cara que desembargava as coisas; ou seja, tirava os embargos, os obstáculos, os pesos.a sua cabecinha infantil , na verdade, percebeu a etimologia da palavra,bonitinho....

valmir disse...

Cara, e um 'embaixador'? Ou um 'diplomata'? Quando criança, eu tinha noção de que eram profissões muito respeitadas, pq ouvia as pessoas falarem, mas levava ao pé da letra a descrição de suas funções. O cara que trabalha 'embaixo' do prédio; o cara que dá diplomas...

André B. disse...

Anônimo (que tá com cara de ser minha mãe!)

Como bem diz aquele ditado espanhol: "Los niños y los tontos dicen la verdad!"

Valmir,

A do diplomata é boa, mas EMBAIXADOR ser o cara que trabalha LÁ EMBAIXO DO PRÉDIO é muito, muito boa!!! abraço

valmir disse...

Pois é, brother. O meu prédio devia ser o único do mundo que tinha um porteiro 'embaixador'! rs

MMY disse...

OI, FUI EU SIM QUE DA ORRIGEM DA PALABRA DESEMBARGADOR.S[O ESQUECI DE ME IDENTIFICAR.BJ