quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Escada rolante

Tenho medo da escada rolante do shopping aqui do lado de casa.

Como nunca ninguém percebeu isso?

É um convite à tragédia!

Será que nunca aconteceu nada?

Pela quantidade de gente que circula todos os dias, realmente o número deve ser baixíssimo.

Eu, por exemplo, nunca ouvi falar de acidentes ou mortes ali.

Disfarçadas de coisa inofensiva, as escadas rolantes do shopping se cruzam num vértice fatal.

Fruto de uma obra antiga (que certamente não seria aprovada nos projetos mais modernos), elas formam um "X", uma subindo e a outra descendo.

A imagem que me apavora (mas que até hoje não aconteceu) é a de alguém deixando um membro pra fora da escada, distraído, enquanto o encontro com a outra escada se aproxima.

Como disse, nunca vi uma tragédia. Mas vi "quases"...

Já vi uma vendedora de loja gritando para a amiga que estava no piso inferior. Enquanto o degrau em que ela estava subia, ela mantinha a cabeça pra fora do corrimão da escada, gritando sorridente e caçoando da amiga.

Não percebeu que o batente da outra escada se aproximava lentamente da sua nuca.

Uma aflição. Quase um filme de terror. Felizmente, recolheu o pescoço sem, talvez, nunca ter notado o risco que correu.

Outro dia, uma menina foi ajeitar a fivela da sandália no calcanhar. Enquanto isso, lógico, deixou o braço para o lado de fora, descuidada. Como estava perto, resolvi advertí-la:
.
- Cuidado! - gritei, apontando para o braço. Ela levou um susto e puxou rapidamente, antes do encontro com o vértice das escadas.

Na placa logo na entrada da esteira rolante, vários avisos: Dê a mão para as crianças, cuidado com vestidos longos... mas nada sobre deixar mãos e cabeças desavisadas pendendo do corrimão negro.

Exagerado. Talvez eu seja.

E prefiro continuar sendo.

Sabe aquele prazer secreto que temos de ver uma catástrofe se confirmar, sobre a qual alertamos com antecedência?

Pois é. Neste caso, recuso. Não, obrigado.

Não quero, nunca, ter que dizer: "Eu disse, não disse?"

2 comentários:

valmir disse...

Sabe que sempre tive, contido dentro de mim, a vontade infantil de subir as escadas rolantes pelo sentido contrário? Acho que só fiz isso uma vez, qd garoto, mas fui repreendido por algum adulto. Travessuras bobas mas que podem ser perigosas. rs

hbo disse...

Cara... aqui em São Paulo existe tb esse tipo de escada assassina e eu por incrível que pareça fico extremamente aflita quando subo por elas.
Será que é coisa de Virginiano essas preocupações? A gente sempre está pensando no outro né?
bju