Já viu isso?
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As experiências gastronômicas de um turista ocidental na China são surpreendentes.
A comida é muito diferente do China In Box, por exemplo. Tudo é muito oleoso, os temperos têm um cheiro estranho. E os chineses têm uma paixão indescritível por pimenta.
Comer no McDonalds, por exemplo, é uma aventura. É como se o quintal da sua casa fosse um campo minado!
Você conhece bem, se sente super à vontade quando vê aquele "M" amarelo em fundo vermelho! Mas quase todos os sanduíches do cardápios são ultra-apimentados!
E as tortinhas de sobremesa? Maçã? Banana? Nada disso. A torta do (antes) familiar McDonalds é de feijão! Sério!
((Outra curiosidade de McDonalds:
Sabe aquele slogan 'Amo muito tudo isso'? É um bordão internacional. Como se pode ver na foto, em inglês é "I´m loving it!" Abaixo da frase em inglês, contudo, está a mesma frase em chinês.
Se pronuncia assim "Wo jiu xihuan". Ao pé da letra, significa "Eu mesmo (ênfase) gosto!"))
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Mas voltando à história do buffet com contagem regressiva. Não foi no McDonalds.
Era uma cadeia de restaurantes metida a americanizada chamada "Origins". Como no Brasil, era só entrar, pegar seu prato, talheres, e se servir.
O detalhe era o seguinte: os megafones ficavam repetindo a mesma música, intercalada por uma mensagem "Bem-vindo ao Origins. Vocês têm uma hora e meia para terminar a refeição. Passando disso, tem que pagar mais!"
!!!!
Na minha reles opinião de frequentador de restaurante, o ambiente leve e aconchegante criado pelo dono do estabelecimento de nada servia, pois esta frase desabava feito bigorna sobre as cabeças dos clientes!
Como assim, eu tenho 1 hora e meia para acabar de comer?
Isto é algo profundamente mal-educado. É como se o dono dissesse: "Estou de olho! Pensa que eu não sei que você não come desde ontem à noite só para poder passar o dia aqui hoje se empanturrando??"
Engraçado como a China, recém-saída da economia comunista, ainda não aprendeu as nuances da economia de mercado. O capitalismo, malandro, sabe seduzir o freguês. Sabe ser cortês para fisgar o cara. Sabe passar a ilusão de que o sujeito é um cliente especial quando, no fundo, visa apenas a obter o máximo de lucro.
Em Pequim, tive a impressão de que essa relação comércio-cliente ainda é meio tosca.
Mas a raiz disso pode ser, também, histórica.
A China tem um bilhão de estômagos para alimentar. A fome sempre foi um dos maiores
problemas daquele povo.
Agora que os nativos das cidades grandes têm acesso à fartura e ao desperdício do fast-food, a
Agora que os nativos das cidades grandes têm acesso à fartura e ao desperdício do fast-food, a
preocupação é que comam demais.
- Uma hora e meia apenas de boca-livre! Nem um minuto a mais!
4 comentários:
ah... vou lá não...
ehhehehehe muito bom, adorei!
Será que se o chineses viessem para o Brasil também nao iriam achar esquisito o Bar Lagoa ser conhecido pela falta de educação dos garçons? Será que eles iriam entender que nós achamos esse defeito um "toque especial" daquela restaurante???
Duvido! Algum chinês deve ter escrito um post dizendo que nós somos muito loucos...hahaha
bjssssssss
"os chineses"
Muito boa sacada, amor!!!
To procurando esse blog de chinês sobre as esquisitices do Brasil...
Deve existir!!!
Beijos
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