quinta-feira, 12 de março de 2009

Urbana Legio Omnia Vincit

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.
Porque se você parar pra pensar, na verdade não há."

Uma frase simples e cheia de inspiração.

É verdade, não há amanhã. Ele não tem consistência e duração suficente para "existir".

Pois o amanhã sempre chega bem rápido. Tão rápido e sorrateiro que surge disfarçado de hoje.

E logo chega o amanhã do amanhã. E mais rápido ainda chega o amanhã do amanhã do amanhã.

E quando nasce o último dos amanhãs, a frase de Renato Russo faz todo o sentido: é melhor você ter amado alguém!
---------

Verso bom esse. Não à toa virou um dos refrões mais cantados da música brasileira.

Mas há outra estrofe do Legião Urbana que me intriga. Ainda não consegui desvendar.

Gostaria de contar com a interpretação de vocês.

O que quer dizer, afinal, as três últimas frase da canção "Há tempos"?

"Disciplina é liberdade.
Compaixão é fortaleza.
Ter bondade é ter coragem."
-----------

-Disciplina é liberdade?

Disciplina me parece mais falta de liberdade! A não ser que alguém interprete 'disciplina' como sinônimo de organização do tempo. Assim sendo, a pessoa teria mais liberdade para fazer o que quer sem preocupações!....

... ou seria a disciplina de um viciado em drogas, caso de Renato? O auto-controle ofereceria a verdadeira liberdade. Pode ser...)


-Compaixão é fortaleza?

Quanto mais se sente uma mistura de pena com solidariedade à situação infeliz do próximo, mais o sujeito se isola na sua auto-afirmação? Quanto mais compaixão ao próximo, mais o indivíduo se protege, inatingível, em sua fortaleza?


- Ter bondade é ter coragem?

Seriam todos os bondosos corajosos, nesses tempos em que a crueldade parece ser o mais rotineiro dos sentimentos?

Alguém tem resposta para este enigma?

10 comentários:

Clarisse disse...

Oi André! Sempre leio seu blog, mas nunca comentei e criei coragem hoje =).

Gosto muito desses 3 versos e acho que a intenção é justamente que eles façam sentido diferente, dependendo de quem os escuta e da forma como os interpreta.

Na adolescência, o "disciplina é liberdade" pra mim fazia todo o sentido. Imaginava que a forma de conseguir a tal sonhada liberdade que todo adolescente quer para sair à noite (isso ainda existe atualmente?) era agindo de forma disciplinada e responsável.

A Compaixão e o respeito aos outros seriam os alicerces que nos fortaleceriam enquanto pessoas.

E é preciso coragem para ser bondoso com pessoas desconhecidas, de forma desinteressada, nesse mundo-cão.

Como eu falei, acho que cada um encontra um sentido que lhe é particular nesses versos.

Parabéns pelo Blog, é inspirador! =)

Anônimo disse...

Fala, Drei. Concordo com suas interpretações sobre a disciplina e a bondade, mas, sobre a compaixão, tenho outra opinião. Acho que a compaixão gera fortaleza porque cria uma corrente de solidariedade, em que as pessoas ajudadas por aquelas que têm compaixão passam, por sua vez, a ter compaixaão pelos outros e a ajudá-los também. No final, gera-se uma grande massa coesa, solidária, resultando na máxima "o povo, unido, jamais será vencido".

Anônimo disse...

Acho que a resposta está nos versos anteriores aos quais vc se inquietou. A música traduz a desesperança atual. Diz que “há tempos nem os santos têm ao certo a medida da maldade/ E há tempos são os jovens que adoecem”. Logo, o mundo anda tão perdido que, olha só a que ponto chegamos, "disciplina é liberdade / Compaixão é fortaleza/ Ter bondade é ter coragem"!!! Olha só a solução pro caos, que Renato propõe: “Só o acaso estende os braços/ A quem procura / Abrigo e proteção”. É justamente o contrário de ‘proteção’ que o acaso nos dá, não é mesmo? Logo, disciplina e liberdade tb fazem parte desse irônico jogo de aproximar sentidos tão antagônicos como sendo uma coisa só. Sinal dos tempos, ele queria dizer.

Francisco Rezende disse...

Entrevista do homem:

O que você diria a uma pessoa que acha o verso “Disciplina é liberdade” fascista?

É claro que não é! Ali eu estou falando de autodisciplina. Se você pensar numa relação sujeito-objeto é fascista, mas numa relação sujeito-sujeito, não é. Não é: “Eu vou disciplinar você”. A natureza é disciplinada. Eu preciso de muita disciplina! Fica tão bonito escrito “Disciplina é liberdade”, É uma inversão do double think do 1984: “Liberdade é escravidão”, “Ignorância é força”. Se você tiver um conceito legal de liberdade, imediatamente surge uma idéia positiva. Mas eu acho bacana que as pessoas se preocupem. Deve ser uma questão importante para essa pessoa, para o verso chamar a atenção. O que mais me chama a atenção nessa música é: “Lá em casa tem um poço mas a água é muito limpa”.

Remi disse...

Eu já tinha pensado no "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã", mas eu só pensei que, se realmente fosse o último dia da minha vida, eu provavelmente não estaria tão preocupado em apenas amar.

Os outros eu ainda pensarei um pouco mais de tempo...

André B. disse...

Engraçado isso...

e tem gente cuja única preocupação num momento de fim de vida seria, exatamente, amar e ser amado...

abs

Anônimo disse...

O que eu mais acho interessante e a forma dele expressar um sentimento como em Há Tempos.

Anônimo disse...

Disseste que se tua voz tivesstes foça igual a imensa dor que sentes teu grito acordaia não só a tua casa mais a vizinhaça inteira.

Unknown disse...

A explicação da Clarisse é muito boa...Penso da mesma forma...Esses versos sempre me despertaram atenção e, lendo-os bem como tantos outros do Legião, me deparo pensando: Meu Deus, é isso mesmo!! É como em "Metal Contra as Nuvens", onde o Renato usou: "É a verdade o que assombra. O descaso o que condena. A estupídez o que destrói..."
As letras escritas pelo Renato levam à uma reflexão profunda, porém tão natural pra alguém, como ele, quem tinha enorme sensibilidade, maturidade e experiencias suficientes para delas tirar lições, pensamentos... e clarear o que, no fundo, todos sabíamos, mas não expressávamos....Que bom que tivemos esse poeta!!

Parabéns pelo blog! Abraços a todos os fãs!

Anônimo disse...

vc é o único q percebeu a ironia, incrível como as pessoas não conseguem colocar o final da música no mesmo tom que vem desde o início; certamente esse final não tem nada de redenção, é uma crítica irônica ao ideal de pureza