sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Decifrando o tempo

"Este ano voou!"

Um tremendo clichê. Todo mundo fala isso.

O lado triste é: todo mundo fala porque sente isso de verdade.

Sim, o Reveillon passado, de fato, parece ter sido ontem. Aposto que você se lembra de detalhes da sua roupa, ou de como estava o seu estado de espírito naquelas horas antes da virada.

Mas todo clichê, se bem aproveitado, rende uma boa reflexão. Afinal, dizer clichês é fácil e automático. Para desviar deles, é preciso queimar a mufa.

Tentemos entender o porquê de o tempo estar passando tão rápido.
Existem as teorias à moda "Cientistas da NASA": a Terra está desequilibrada e girando mais rápido, logo, dias e noites passam mais rápido. (Balela, já que o Cosmos esqueceu de combinar esse plano com os ponteiros dos relógios, que continuam registrando 24 horas todos os dias).

Há também a explicação vazia: "Ah, o tempo passa mais rápido porque a gente tá ficando velho".

Ok, mas como 'ficar velho' explica 'o tempo passar rápido'? Ainda não foi uma explicação boa o suficiente pra mim.

Jornalistas têm dificuldade com matemática, é notório. Mas eis que Arthur Dapieve, um jornalista, elucidou, MATEMATICAMENTE, a questão do tempo hoje de manhã.
.
Na coluna dele do O Globo, escreveu simplesmente o seguinte: "É uma questão de escala. Os anos vão se tornando frações menores das nossas vidas. No começo do ensino fundamental, cada ano correspondia a 1/5 da existência inteira. Na faculdade, um ano significa 1/21".
.
Valeu, Dapieve! Entendi finalmente porque, de fato, o tempo passou muito mais rápido em 2008. Representou um-vinte e oito avos da minha vida. Olhando de longe, apenas uma janelinha de um trem comprido.

Quando éramos crianças, havia apenas um vagão. As janelas eram poucas, grandes, e dava pra observar cada detalhe da criança brincando atrás do vidro.
Não é preciso saber E=MC2 para decifrar o tempo. Só sensibilidade.

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá Andre, venho do blog da Marina. Leio quase todo dia, adoro, mas comento pouco lá, também. Então, acho que a gente manda o tempo andar e depois fica nessa de 'mas já?'. Começa a semana e já tamos querendo o final dela. Ou o próximo mês porque ele não coube inteiro na grana que entrou e por aí vai. Um amigo meu, em fevereiro, já tava esperando o final do ano pra receber o 13o ahaha.. vai vendo, é muita gente um passo a frente ou querendo estar. Se liga como as pessoas falam 'não vejo a hora de', ou algo parecido. É comportamental ou nada disso, sei lá,,rs

André B. disse...

E pensar que tudo é culpa de uma invenção do ser-humano.

O relógio, uma máquina usada para "medir" o tempo.

Não tivéssemos como contar os dias e horas, a passagem do tempo e o envelhecimento seriam apenas mais um elemento da natureza, como vento, sol, etc.

Sem neurose, sem fissura.

Anônimo disse...

Curti! Não me esculacha, mas já ouvi uma teoria q achei, no mínimo, interessante. A de que quando somos crianças tudo é novidade, estamos descobrindo o mundo. Com o tempo, colocamos cada vez mais atividades no automático. Já percebeu como, às vezes, quando menos esperamos já chegamos no trabalho? Peraí, nem lembro de ter dirigido! Enfim...lógico que essa teoria é contestada, mas achei bonitinha! haha
beijos

p.s: peraí,a Marina tem blog???

Anônimo disse...

Acho que na verdade isso acontece porque a cada dia agregamos mais e mais atividades, daí quando terminamos tudo o que abraçamos um dia se foi e outro e outro e... acabou o ano de novo e não aproveitamos nada !!!

PS. O leio sempre, mto bom!!!!! Ótimo 2009.

Anônimo disse...

OI Dé, bom esse texto ,mas aí vai uma curiosidade...
Quando estive em Bogotá, uma amiga que estava comigo no avião e que morava há alguns lá, disse: vc vai ver como otempo não passa. È incrível, mas o tempo não passa. Ele demora. Por ex.: eu levantava às 7h , ia pro banho demorado, me vestia, ia olhar o relógio e era 7:05h. Pode parecer brincadeira, mas não é. Imagina como era dar aula das 9h até 17h. Parecia uma eternidade. Agora explica esse fenômeno.???

Anônimo disse...

oba.. sua instruções de uso fforam muito úteis. Instruções para nerds. ahahah.
E vc viu quem é HBO né?? Sua tieta. bj
E continue seu blog, está fantástico. Estou adorando. bj

Daniel Karrer disse...

Então cara, vamos lá. Alguns pontos:
a) Quem na face da Terra que você conhece que disse que o tempo passa mais rápido por causa de alguma alteração na rotação da terra? Não acho legal inventar argumentos apenas para enriquecer os posts do seu blog...:-)
b) cara E=MC2 é uma equação que não tem nada a ver com o tempo. Ela rege apenas a transformação de matéria em energia em corpos que se aproximam da velocidade da luz. Acho que você queria se referir a contração de Lorenz.
c) Bom, para mim a explicação é simples e não tem a ver com a do Dapieve, que na minha opinião pode inclusive ser interpretada ao contrário. é simples de entender. O tempo passa mais rápido a medida que o estoque de tempo restante na vida de uma pessoa diminui. Um exemplo: vire uma apulheta. Você ja percebeu que a sensação de que a velocidade de queda da areia parece aumentar a medida que o tempo vai se esgotando? mas ela é constante, dado que o buraco da ampulheta é sempre o mesmo.
P.S ou instruções de leitura do meu post: adotar um tom irônico ao ler.
abs e feliz 2009!
DK

André B. disse...

É sempre bom ter um engenheiro amigo do blog para explicar as fórmulas físicas e matemáticas das aulas que nós matamos a vida inteira!

Abração