sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Cérebro de McPaçoca

- Boa noite
- Boa noite. Qual é a diferença do Mc Sundae para o Top Sundae?
- O Top é maior e vem com paçoca.
- Ok. Quero um Top Sundae, mas por favor, tira a paçoca e põe castanha, tá?
- Infelizmente, não podemos senhor.
- O que?
- Não podemos.
- Por que? Que diferença faz?
- É que a gente estaria "alterando o produto!"

--------Teletransporte imaginário para o Bob´s------

-Boa noite! Quero meu hamburguer com meia carne, bem esturricada, com queijo, geléia, molho rosé e calda de caramelo.
- Claro, senhor. Batata -frita com baunilha pra acompanhar, né?

------Volta ao diálogo no McDonald´s------

- Alterando o produto? Mas e pedir Big Mac sem cebola, pode?
- Pode.
- Isto não é alterar o produto?
- Não, isso é retirar um ingrediente. O cliente não é obrigado a comer cebola se não gosta.
- E eu não gosto de paçoca. Gosto de Castanha.
- Mas nosso cardápio não oferece Top Sundae com castanha. Não dá pra trocar.
(pausa para breve reflexão)
- E se eu pedir um hambuguer sem carne. Pode? (Agora tirei onda!)
- Pode.
- Pode??? Tá brincando comigo!
- Pode. Tem cliente que pede o Mc Tasty só com pão e queijo.
- Não vai ter jeito, então? Não vou ter meu Top Sundae com castanha?
- Infelizmente não, senhor.
(respiro fundo)
- Agora, esquece o Mc Donalds, tá? Na sua opinião pessoal: você acha certo isso? Eu não poder trocar um tanto de paçoca por míseras castanhas?
- Er... bem. (Hesita). Acho certo sim, pois afinal, não tem no cardápio né?
- Ok. Obrigado. Tchau.
- Obrigada, senhor. Volte sempre!
-------
Engoli em seco. Segurei até chegar em casa. Agora, um desabafo vulcânico:

Primeiro, pára com essa idiotice de ficar usando formalidades falsas! "Senhor", "volte sempre", etc e tal. Não troca a droga da minha paçoca e fica me tratando como se o cliente sempre tivesse razão. Hipocrisia irrita muito!

Segundo: deixa eu ver se eu entendi bem. Se for pra tirar algo do meu lanche, aí o produto não está "sendo alterado". E se for pra trocar um ingrediente, aí é o fim do mundo? É isso mesmo?

É que nem a cotação do dólar, o câmbio que eu vou pagar é sempre o mais caro. Como diz Fernando Caruso, existem turismo, paralelo, comercial, e a minha é sempre aquela em que o cliente sifu. Existe o valor de compra e venda. Se eu quero vender, mifu. Se eu quero comprar, veja você, mifu de novo!

É pra levar ao pé da letra? Ok, então eu quero um produto EXATAMENTE IGUAL ao que está nesta foto do mostruário! Igual mesmo, tamanho inclusive! Gigante!

Na verdade, o McDonalds usa conceitos de venda da época em que foi criado, num Estados Unidos com a hegemonia capitalista mundial. "My way or the highway". Não gostou? Exploda! Se você não comer aqui tenho um bando de "super-size-me" que vai comer.

Hoje, a banda toca um pouco diferente. O slogan do Burger King, por exemplo, é "faça do seu jeito".

A tendência mundial é a segmentação: Internet, tv digital, canais da Net, celulares, comidas. "Quero um site para comprar turbantes paquistaneses feitos de linho" - Google: 32 opções encontradas.

Bom ou ruim, não há mais espaço para imposições e intransigência no setor de serviço e comércio. Ou me vende como eu quero ou vou comprar no concorrente.

Ah, é bom registar também: Este diálogo que abre o post aconteceu hoje pela... décima vez! Toda vez que vou ao MC me faço de desentendido e peço pra fazer a troca. É a tática de guerrilha, que já se provou tão eficiente contra os EUA (e tudo aquilo o que ele representa) nos anos 60.

Apesar de ter me irritado muito, a atendente, obviamente, não é a culpada pela estupidez. A culpa, é lógico, é do chefe dela, o Ronald McDonald.

8 comentários:

Anônimo disse...

...e como o Ronald McDonald é um PALHAÇO acho que tá tudo explicado né?

Anônimo disse...

Maria Clara, você está falando mal dos palhacinhos?

Anônimo disse...

Hmmmmmm... é por isso que mudei ! Mudei pra lanchonete ao lado - Subway. Paõ integral, 3 fatias de bacon, queijo suiço e molho picante. Não é o máximo !!!!!! rsrsrs
Explicação geográfica: Aqui em Campinas-SP, no shopping Dom Pedro (mais precisamente, uma lanchonete é ao lado da outra e proporção que uma fila dimiui a outra aumenta...

Suzi disse...

Que nada! A culpa é nossa, mesmo. Nossa, que continuamos a freqüentar o "Emici Donald".

p.s.
já faz uns 6 anos que eu abandonei o McDonald's. Quebrei meu boicote duas vezes, depois disso, por causa daquela infeliz-deliciosa batatinha frita, e veja o que me aconteceu...

Suzi disse...

p.s.2
cheguei aqui "via marinex"; afinal, não me contive de curiosidade quando li da falta que você faria(fez), por não estar presente para tocar "aquelas músicas, com voz de surfista australiano". hohohoho!!

André B. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

cantor de churrascaria... até parece!
:p

Anônimo disse...

Essa história eu tinha ouvido antes....

Por isso que digo - Burger King e Wendy's dão de mil no McDonalds..