sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Saia-justa de Natal

20 anos atrás.

Noite de Natal. Na ausência da chaminé, tocou a campainha mesmo. Era Papai-Noel.

"HoHoHo!"

A criançada toda feliz, histérica. O Papai-Noel, com aquele traje de pólo-norte bem apropriado para os 40 graus do Rio de Janeiro, suava cântaros. Sofria.

Minha irmã, perspicaz para uma criança de 5 anos, notou, perto da nuca suada do velhinho, aqueles fiozinhos de cabelos pretos e molhados vazando por baixo da peruca branca.

Só no dia seguinte veio tirar a história a limpo comigo, o irmão 3 anos mais velho (já super-experiente, ao contrário dos outros pirralhos inocentes).

"André, Por que o Papai-Noel tem aquele cabelo preto?"

Até que eu me saí muito bem da difícil e repentina situação:

"Bem, é que Papai-Noel já vive há muitos séculos entregando presentes por todo o mundo. E ele vai envelhecendo aos poucos! Em alguns anos, seu cabelo estará totalmente branco!"

Ela comprou a história.
----
Epílogo: Alguns anos mais tarde, meu pai juntou a família na mesa de jantar. O assunto era meu irmão caçula, que ainda acreditava no Velhinho Bom. Ele, o irmãozinho, era o único ausente naquele momento.

"Família, temos que ter muito cuidado este ano com o Natal. Como vocês sabem, o pequeno ainda acredita que Papai-Noel existe, então temos que ser discretos..."

Minha irmã, aquela dos fiozinhos de cabelo preto, ficou abismada e traumatizada. Tinha acabado de descobrir, daquele modo abrupto, o maior dos segredos natalinos.

10 comentários:

Anônimo disse...

;)

Anônimo disse...

Teste de novo!

Será que pra comentar é só colocar na opção NOME/URL?

será tão simples assim?

Anônimo disse...

eu tenho provas que Papai Noel existe
pelo menos quando voce e' crianca

André B. disse...

Existe também, e como existe, na conta bancária do papai e da mamãe!

Anônimo disse...

Minha netinha ainda acreditava em Papai Noel aos oito anos e a situação já estava ficando preocupante por causa dos coleguinhas de escola, etc. Aí minha filha, com todo jeitinho, contou pra ela a verdade. Ela chorou muito, muito. Horas depois, minha filha no banheiro, ela bate na porta e com a voz fininha, fininha, pergunta: -Mãe!... E o coelhinho da Páscoa?...

André B. disse...

hehehe..

Nossa, tadinha, sua netinha ainda queria manter aquele fio de esperança. Já tinha sacado que se um não existia, o outro também não!

Mas perguntou pra ter certeza!

bela história!

Anônimo disse...

Teoricamente, descobrir que o papai noel nao existe é um momento marcante na vida da crianca. Poxa, eu me lembro que eu e meu irmao íamos para a cama às 14 hs do dia 23 e ficavamos tentando dormir a força, só para chegar na hora do papai noel no dia seguinte (hahaha). Mas quase ninguém lembra do dia que descobriu!! Já percebeu? Por que será??

Anônimo disse...

pois é, amor!
eu também não lembro o dia exato que eu descobri!
A sensação que tenho é a de que eu sempre desconfiei... mas o dia da revelação, não, não lembro.
Acho que só quando é traumático, heheh

Anônimo disse...

Ohhhhhhhhh tadinha da minha Pretinha. Eu lembro dessa história. E agora vc contando deu vontade de carregá-la no colinho, né?? Por isso, é que ela chorava tanto e o tio Zé às vezes dava um berro para ela parar. Que falta de sensibilidade.Ohh tadinha.
bj

Unknown disse...

Tudo bem tieta, eu leio um gibizinho e passa o trauma...hahha....o Dé nao lembra qdo parou de acreditar pq sempre se achou muito exxxxperto