domingo, 28 de dezembro de 2008

Takanakuy

Convido vocês a digitar uma palavrinha no youtube: Takanakuy

Pode ser agora. Fiquem à vontade pra abrir outra janela do Explorer antes de ler este post. Mas também dá pra continuar lendo sem fazer isso, ok?

Takanakuy significa, no dialeto quenchua, de Cuzco, "Quando o sangue ferve".

Trata-se do seguinte: Adultos e mulheres de saias rodadas e coloridas chegam a uma praça pública dançando e cantando. Alguns usam máscaras e fantasias. As crianças também vão.

Uma típica parada de carnaval, não fosse um detalhe: o objetivo final da festa é... porrada!

Dois a dois, os habitantes da comunidade se enfrentam com chutes e socos.

Homem vs homem.
Mulher vs mulher.
E até criança contra criança! É verdade!

Um ritual, ironicamente, realizado todo dia 25 de dezembro. Um clima, assim, bem papai-noel!

Esta é a forma que o povoado Chumbivilca, no Peru, encontrou para desafogar angústias, canalizar a raiva e resolver pendengas pessoais.

Uma tradição para defender a honra, a reputação e o orgulho da família. É um hábito também inspirado pela descrença no sistema judiciário, considerado incapaz de fazer o que deveria.

Assim, a sociedade dá a cada cidadão apenas uma chance, só uma, de resolver suas diferenças com outro membro da comunidade. A arena de luta. Saiu dali, todos seguem obedecendo as regrinhas do dia-a-dia.

É bom ressaltar que há um juiz para impedir que as pessoas se matem no processo.
A aprovação popular à prática é de quase 100%. Quase todos saem de alma lavada!

E aí? A questão está lançada? O método é válido, funciona?

Isso estimula a violência, passando a idéia de que não há problema em espancar alguém?

Ou, pelo contrário, isso contribui para uma sociedade mais pacífica, já que há hora e lugar para deixar aflorar a raiva e agressividade, inata a qualquer um de nós?

Peço para vocês gastarem 3 segundinhos e darem a opinião de vocês na enquete ali no alto, à direita da tela. É só clicar (tomara que o contador de votos funcione!)
.
Com um assunto polêmico desses, fiquei curioso para ler as opiniões gerais e ver como vai ficar a votação. Daqui a alguns dias, podemos voltar a falar dele.

4 comentários:

Anônimo disse...

Dé , eu já votei.
Na verdade racionalmente ,eu votei que não, mas emocionalmente, posso dizer, que se às vezes isto fosse implantado em empresas e pudessemos exercer o takanakuy, acho que seríamos mais felizes, porque tem muita gente que merece levar muita bordoada, mas... para não chegar a extremos assim, procurem um psicólogo. bj

Anônimo disse...

Esse post me lembrou o filme "A ilha"...para quem não viu, vale a pena...
Bjo

Anônimo disse...

não tenho opinião, pra mim tanto faz como tanto fez. Não tendo maldades com animais...
:)

Anônimo disse...

Independe do objetivo e do resultado. É ótimo e divertido. Mas é para a cultura deles.Tomara que nunca termine, pois é a cultura de um povo e é única. Parabéns a este povo.