segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Tradução de filmes



O Brasil tem mania de fazer umas traduções exdrúxulas nos nomes dos filmes.


Outro dia, estava passando Sessão da Tarde e peguei bem aquela hora em que aparecem escritos o título, parte 4, etc., depois de cada comercial.


O filme em questão era "Meu primeiro amor 2".

Aquele sobre a garotinha que se apaixonou pelo Macauley Culkin no primeiro filme, e no segundo se apaixona por outro ator-mirim (que não ganhou a fama de Macauley).


Na mesma hora, pensei: Como assim, "Meu primeiro amor dois"???


Ou é primeiro amor ou é segundo amor!!


Mas Primeiro amor dois não faz o menor sentido!


Em inglês, o filme é My Girl.


Por que não traduziram para "Minha Menina"?
((Talvez para não serem forçados a fazer a trilha sonora com Maurício Manieri...))



ps: Meu aniversário é na mesma data de de Macauley Culkin! 26/08/1980

Quando era criança, por alguma razão, eu sempre lembrava disso, e comparava meu estágio de crescimento com o dele.


Se fazia 3 ou 4 anos que o último filme dele tinha saído, eu pensava: "Ah, então agora ele deve estar mais ou menos como eu, com bigodinho nascendo, voz desafinada. Talvez com espinhas..."


7 comentários:

Anônimo disse...

Não tem aquele título em potuguês de portugal que conta o final do filme???? ou é piada?? hahaha nao, acho que é verdade!!!

Rach disse...

olha só, o fofinho e seu blog.
gostei mto fofinho, tem sua cara.
bjos

Anônimo disse...

Poxa, quero mais posts!!!!!!!

Anônimo disse...

ele não está igual a vc, André. Ele está uma menininha. Nada contra.
:)

André B. disse...

heheheh!!

é verdade!!

menininha.. e, glup, viciadinho em algumas coisas que não fazem muito bem a saúde..heheh

Anônimo disse...

Não dizem que tinha um muleque lá da EA que ficou com a garota do filme? Acho que ele era da '98. será que procede? Bom, antes ela do que o Macaule.

Fernando Burgés disse...

cara, pra mim o campeão absoluto de título traduzido de forma medonha é aquele do Woody Allen, em original Annie Hall, que o beócio do tradutor trouxe para o Brasil como " Noivo neurótico, noiva nervosa"
Meu deeeus, como assim?????
Não contente em escrever tamanha merda, o cara ainda quer pagar de gatinho e fazer um trocadilho-engraçadinho...

obs: o filme é magnifíco, though.